ESDEPI

Diretoria da Escola Superior da Defensoria Pública

Defensoria Pública do Piauí realiza evento sobre Justiça Climática no dia 30 de maio, em alusão à campanha nacional

e7d2f582-ce82-46dc-9829-ff1c78c6da5d

Com o tema “Justiça Climática é Justiça Social: Defensoria Pública por um Brasil mais sustentável, justo e igualitário”, a Defensoria Pública do Estado do Piauí realizará, no próximo dia 30 de maio de 2025, uma programação especial em referência à Campanha Nacional da Defensoria Pública. O evento acontecerá no Auditório Esperança Garcia, na sede da Instituição em Teresina, com transmissão ao vivo pela plataforma Teams.

A iniciativa integra a campanha promovida pela Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP), com apoio do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (CONDEGE), das associações estaduais e de todas as defensorias públicas do país.

A campanha nacional deste ano destaca o papel da Defensoria Pública como Instituição Constitucional de Direitos Humanos, diante dos impactos crescentes da crise climática, que atinge com maior intensidade as populações socialmente vulnerabilizadas. A proposta está alinhada à Agenda 2030 da ONU e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reforçando o compromisso com a equidade, a sustentabilidade e a promoção da cidadania.

As inscrições para o evento são gratuitas e abertas ao público em geral, podendo ser realizadas até o dia 29 de maio, por meio do link: https://bit.ly/3x293cN. As pessoas participantes receberão certificado emitido pela Esdepi.

A programação do evento contará com palestras e debates ao longo de todo o dia 30 de maio. Pela manhã, o defensor público Marcos Martins abre os trabalhos com a palestra sobre o Tema Qualificado 1249 do STJ, com mediação da defensora pública Lia Medeiros do Carmo Ivo. Em seguida, Elton Costa aborda os impactos práticos da reforma do Código Civil no Direito das Famílias, com mediação da defensora pública Sheila de Andrade Ferreira. Encerrando o turno, o defensor público do estado de São Paulo, Júlio Camargo de Azevedo, fala sobre os desafios e perspectivas dos processos estruturais na Defensoria Pública, com mediação da defensora pública Ana Clara Ribeiro de Sousa Castro.

À tarde, o defensor público Luciano Dal Sasso Masson apresenta a palestra “Pela atuação da Defensoria Pública na Tutela Coletiva Socioambiental”, seguido por André Augusto Salvador Bezerra, que discute a relação entre justiça climática e saberes tradicionais. Ambas as atividades terão mediação da defensora pública Karla Andrade. O evento será encerrado com o I Encontro de Teses Institucionais da Defensoria Pública do Piauí.

A diretora da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdepi), defensora pública Sheila de Andrade Ferreira, responsável pela programação do evento, enfatiza o papel da educação em direitos na formação continuada de defensoras, defensores e servidores: “A programação acadêmica da Esdepi para o mês da Defensoria foi pensada para não apenas debater o tema da campanha nacional, mas também para promover o aprimoramento técnico e científico em áreas fundamentais da nossa atuação. Estamos tratando de temas atuais e estratégicos, como os processos estruturais, que já são realidade na prática defensorial, e as possíveis mudanças no Direito Civil, diante da proposta de atualização do Código. A Defensoria Pública, em parceria com a ANADEP, reafirma seu compromisso com a dignidade e os direitos de todos e todas, especialmente das populações vulnerabilizadas.”

Programação – 30 de maio

Manhã:

  • 08h00 – Abertura Institucional
  • 08h30 – Tema Qualificado 1249 do STJ: consequências e adaptações necessárias

Palestrante: Marcos Martins
Mediação: Lia Medeiros do Carmo Ivo

  • 10h00 – O Direito das Famílias e a reforma do Código Civil: possíveis impactos práticos

Palestrante: Elton Costa (TJ-MA)
Mediação: Sheila de Andrade Ferreira

  • 11h00 – Processos Estruturais na Defensoria Pública – desafios e perspectivas

Palestrante: Júlio Camargo de Azevedo (DPE-SP)
Mediação: Ana Clara Ribeiro de Sousa Castro

Tarde:

14h00 – Pela Atuação da Defensoria Pública na Tutela Coletiva Socioambiental

Palestrante: Luciano Dal Sasso Masson (DPE-SP)
Mediação: Karla Andrade

  • 15h30 – Justiça Climática e saberes tradicionais: por uma virada ontológica no Sistema de Justiça

Palestrante: André Augusto Salvador Bezerra
Mediação: Karla Andrade

  • 17h00 – I Encontro de Teses Institucionais da DPE-PI

As inscrições para o evento são gratuitas, abertas para o público em geral e podem ser realizadas até o dia 29 de maio, por meio do link: https://bit.ly/3x293cN. As pessoas participantes receberão certificado emitido pela Esdepi.