A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, assinou, nesta quarta-feira (3), o termo de Cooperação Técnica com a Associação de Amigos dos Autistas do Piauí (AMA-PI), com o objetivo de desenvolver ações voltadas para educação em direitos, atividades e projetos, em parceria com a referida associação. O momento contou com a presença da presidenta da AMA-PI, Teresa Ramos dos Santos, da coordenadora de inclusão da AMA, Rosália Sousa, a Subdefensora Pública Geral do Piauí, Verônica Acioly de Vasconcelos, e a Defensora Pública e Diretora da Escola Superior da Defensoria, Sheila de Andrade Ferreira.
Para a Defensora Pública Sheila de Andrade Ferreira, a assinatura do termo irá possibilitar que a Defensoria Pública forneça uma série de serviços à toda a população atendida pela Associação de Amigos dos Autistas do Piauí, bem como aos familiares dos mesmos. “A assinatura do do Termo de Cooperação vem coroar essa ligação forte com a AMA e com o atendimento das pessoas com o transtorno do espectro do autista, e que viabilizará acesso a diversos serviços ofertados pela Defensoria Pública, como orientação jurídica, participação de projetos, acompanhamento de ações, assim como eles também ficaram extremamente felizes em poder ter mais uma instituição a serviço do público da AMA, e que poderá dar ainda mais apoio e suporte, não somente às pessoas atendidas, como também aos familiares”, disse.
A presidente da AMA, Teresa Ramos, comemorou a assinatura do Termo de Cooperação, que irá possibilitar uma maior aproximação institucional entre DPE/PI e AMA com vistas a assegurar os direitos das pessoas com transtorno do espectro autista. “Eu avalio como muito importante esse termo, que será de grande ajuda para a AMA, com relação aos direitos das famílias, que muitas vezes não conhecem os seus direitos, não sabem para onde recorrer e essa parceria com a Defensoria Pública ele vem para nos dar esse suporte, e a gente fica muito feliz por estar contando com essa ajuda da Defensoria Pública do Piauí”, pontuou.
A Defensora-Geral do Piauí, Carla Yáscar Belchior, falou sobre o termo assinado. “A assinatura do termo de cooperação com a AMA vem estreitar ainda mais os laços entre a Defensoria Pública e as pessoas com TEA e seus familiares, aproximando a Defensoria de quem tanto precisa de nossos serviços. No dia 15 de maio teremos a primeira ação decorrente desta parceria, e esperamos ao longo dos próximos meses e anos realizar mais atividades e atendimentos relevantes para essas pessoas.”, avaliou.