A Defensoria Pública do Estado do Piauí vai fazer parte da edição 2024 do Salão do Livro do Piauí (Salipi), que acontecerá de 7 a 16 de junho, no Espaço Cultural Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí(UFPI), em Teresina. Nesse sentido, conversaram nesta quinta-feira(07) a Defensora Pública Geral do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, a Subdefensora Pública Geral, Verônica Acioly de Vasconcelos e o Presidente da Fundação Quixote, Cássio Gomes.
Em 2024 o Salipi vai prestar homenagem à jornalista, escritora e professora Graça Targino e retomará o concurso de jovens escritores, fomentando o universo da leitura, do desenho, da pintura, desde crianças da escola básica até o ensino médio. A Defensoria Pública deve participar do evento com oferta de serviços e também contribuindo para a educação em direitos, que é um dos seus deveres.
O presidente da Fundação Quixote, Cássio Gomes, falou sobre a expectativa dessa ação conjunta. “Essa é uma oportunidade de estreitar uma relação institucional entre a Fundação e a Defensoria Pública, com ações da Defensoria que podem estar presentes no Salipi em 2024. É um projeto pioneiro, queremos estreitar essas relações e formatar essa parceria para atender a um público que o Salipi já tem na sua carteira de atendimentos, que é um público mais vulnerável e, ao mesmo tempo, reforçar a importância de ambas as instituições em um processo de democratização do acesso ao livro e à leitura, mas também aos bens humanos que as pessoas precisam ter dentro de um processo de dignidade”, afirmou.
A Defensora Pública Geral, Carla Yáscar Belchior, externou a representatividade de estar presente no Salipi. “Será uma enorme satisfação poder integrar a edição 2024 do Salão do Livro do Piauí com a oferta dos serviços que prestamos à população, assim como uma oportunidade ímpar de levar ao público que ali circula, e que é extremamente significativo, informações sobre nossas ações, atendimentos e projetos, democratizando ainda mais o espaço da realização do evento. Participar do Salipi será uma ação inédita para a Defensoria Pública e nos empenharemos em contribuir da melhor maneira para esse grandioso evento que atrai pessoas não apenas do Piauí, mas do Brasil inteiro”, afirmou.