Notícias

Defensoria Pública e Grupo Matizes iniciam tratativas para a 17ª Semana do Orgulho de Ser

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 16, junho de 2023 às 09:17

 

Defensoria Pública e Grupo Matizes iniciam tratativas para a 10ª Semana do Orgulho de Ser

A Diretora da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdepi), Defensora Pública Sheila de Andrade Ferreira, esteve reunida nesta quinta-feira (15), com a vice-coordenadora do Grupo Matizes, Marinalva Santana , oportunidade em que trataram sobre a parceria em relação a 17ª Semana do Orgulho de Ser, que neste ano transcorre de 28 de agosto a 03 de setembro. A intenção é que a abertura ocorra no auditório Esperança Garcia, no edifício-sede da Defensoria, em Teresina.

A Semana do Orgulho de Ser é realizada pelo Matizes desde o ano de 2005, com o objetivo de levar o debate sobre direitos humanos e diversidades para um público variado, formado por estudantes, professores, servidores públicos, militantes do movimento social e, especialmente, LGBT – lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. A Semana abriga em sua programação uma variada gama de atividades gratuitas entre  as quais oficinas, palestras, mostras de filmes, shows, lançamento de livros, eventos esportivos etc. Todas essas ações têm como foco a promoção de direitos de grupos discriminados, especialmente a população LGBTQIA+ de Teresina.

“Por ser uma parceira preferencial, a Defensoria Pública é a primeira Instituição que procuramos, porque já temos várias ações juntas. Como estamos construindo a Semana, viemos procurar para que aqui seja feita a abertura, vamos também fazer intervenções, proporcionar atendimento para população LGBTQIA+ durante a Semana”, explicou Marinalva Santana.

A Defensora Pública Sheila de Andrade destaca a disponibilidade da Defensoria em atender ao convite do Grupo Matizes. “Assim que a vice-coordenadora do Grupo Matizes nos procurou, através da Esdepi, para a organização da Semana do Orgulho de Ser que ocorrerá entre os dias 28 de agosto a 03 de setembro, a Defensoria prontamente atendeu, tendo em vista as relações recíprocas de parceria, para que seja uma Semana profícua, bem organizada, com palestras, atendimento ao público específico, com ações voltadas não só para parte processual, como extraprocessual, de acolhimento às pessoas e  conscientização do próprio público em geral, assim como dos usuários da Instituição  em relação ao público LGBTQIA+,  mas dos usuários em relação a esse público vulnerável dentro de suas próprias famílias como da sociedade em geral. Então, não só na parte acadêmica a Defensoria  irá contribuir de acordo com os pedidos que foram formulados pelo Grupo Matizes”, afirmou.