A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí em exercício, Verônica Acioly de Vasconcelos, esteve reunida nesta terça-feira(18), com o reitor da Universidade Federal do Delta do Parnaíba, João Paulo Sales Macedo e a professora Clóris Violeta Alves Lopes, do curso de Pedagogia da referida Universidade, oportunidade em que trataram sobre parceria para projeto a ser desenvolvido junto aos reeducandos da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba envolvendo as áreas de Psicologia, do Direito, do Serviço Social e da Educação. Também estiveram presentes o Diretor Administrativo da Defensoria, Humberto Brito Rodrigues; a Diretora da Escola Superior (Esdepi), Sheila de Andrade Ferreira e a assessora Jurídica do Gabinete, Daisy dos Santos Marques.
O reitor da UFDPar, João Paulo Macedo explica a procura pela Defensoria Pública. “Víemos apresentar esse projeto coordenado pela professora Clóris Violeta, do curso de Pedagogia, que tem feito um trabalho de alfabetização e letramento dos apenados da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina. Esse tem sido um trabalho de bastante impacto social, junto não só aos apenados, mas também aos familiares, de modo que estamos apresentando essa proposta à Defensoria do Estado do Piauí, para que possamos ter a parceria para a submissão deste projeto ao edital do Ministério da Justiça. Então, a participação da Defensoria vai ser de suma importância para que possamos ampliar as ações do projeto, principalmente relacionadas aos direitos humanos e toda assistência jurídica que é realizada pela Defensoria na Planície Litorânea”, destacou.
A professora Clóris Violeta Lopes, ressalta detalhes da iniciativa. “Estamos propondo esse projeto para desenvolver atividades na Penitenciária Mista de Parnaíba (…) porque vamos ter necessidade de apoio psicológico para internos, egressos e familiares. (…) Temos essa proposta de primeiro um apoio integral no sentido de firmar parceria, fazer essa contrapartida, a Defensoria Pública atender a demanda jurídica, que já atende, mas sem esse vínculo. E também a Universidade, ajudar, colaborar com o trabalho da Defensoria na assistência jurídica, também psicológica, social e pedagógica (…) a Defensoria vem só nos fortalecer”, disse.
A Defensora Pública Geral em exercício, Verônica Acioly, destaca o papel da Defensoria. “Hoje, no encontro com representantes da Universidade Federal do delta do Parnaíba a Defensoria Pública teve a oportunidade de dar continuidade ao seu objetivo de realizar parceiras a fim de prestar a assistência jurídica integral, que a Constituição prevê, à população do Estado, de maneira cada vez mais qualificada e eficiente”, afirma.