Notícias

Defensoria Pública inaugura nova sede em Paulistana com estrutura moderna e com foco no acolhimento à população

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 13, maio de 2025 às 14:50

18001b90-71bb-469f-878f-149d4ee02f20

A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI) inaugurou, nesta terça-feira (13), a nova sede da instituição em Paulistana, a 467 km de Teresina. O espaço passa a funcionar na Rua Joaquim Macêdo, s/n, no Centro da cidade, com estrutura moderna, acessível e adequada para atender com mais conforto à população.

Antes da nova sede, os atendimentos eram realizados em uma sala no fórum da cidade. Agora, com espaço próprio, a instituição garante mais autonomia e melhores condições de trabalho. Além da população de Paulistana, a nova sede também atende os moradores dos municípios de Acauã, Betânia do Piauí, Jacobina do Piauí e Queimada Nova.

A nova estrutura conta com recepção ampla, gabinetes para defensoras e defensores públicos, sala para assessores e uma sala multiuso que será utilizada para reuniões, mediações e conciliações. O prédio segue os padrões de acessibilidade, segurança e modernidade adotados pela Defensoria em todo o estado.

WhatsApp Image 2025-05-13 at 12.15.20A cerimônia de inauguração reuniu defensoras e defensores públicos, representantes de órgãos e instituições parceiras, como o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Subseção de Picos), além de autoridades municipais e integrantes da sociedade civil.

A defensora pública Priscila Poegere Rodrigues da Silva, titular da Defensoria Pública em Paulistana, falou sobre a importância de ter uma melhor estrutura para o atendimento da população:
“Hoje é um dia muito feliz e esperado. Este novo prédio foi pensado justamente para acolher melhor nossos assistidos e assistidas. Tenho uma equipe muito eficiente e dedicada, e sou muito grata por cada um. Sem eles, esse trabalho não seria possível.”

A defensora pública geral do Estado, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, destacou a importância da nova unidade para garantir mais qualidade no atendimento:
“A presença de todos aqui demonstra o reconhecimento e respeito pelo trabalho da Defensoria Pública, que tem como missão servir à população mais vulnerável. Reafirmamos nosso compromisso com a melhoria das sedes da instituição. Esta já é a décima sede inaugurada em dois anos, em conformidade com nosso planejamento estratégico. A Defensoria segue empenhada em oferecer um atendimento de qualidade, mais humanizado e acolhedor. Que a sede de Paulistana continue prestando o serviço digno que a população local merece”, afirmou.
Para o juiz Denis Deangelis Brito Varela, da Vara Única da Comarca de Paulistana, a nova sede representa a valorização institucional da Defensoria Pública:
“Era necessário que esse trabalho da Defensoria em Paulistana estivesse em sintonia com uma estrutura física compatível. Agora, com uma nova estrutura, a Defensoria Pública em Paulistana ganha uma sede à altura da sua importância. Parabenizo a gestão pela dedicação até a concretização desse momento histórico para a instituição e para a sociedade de Paulistana.”.

4c345439-09e4-4194-a716-8d8164a94254O defensor público Erisvaldo Marques dos Reis, diretor das Defensorias Regionais, agradeceu a presença dos participantes e celebrou o momento:
“A presença de representantes do Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar, OAB, autoridades municipais e da sociedade civil demonstra a importância do trabalho da Defensoria Pública. Quero dizer que a Defensoria se sente honrada em oferecer essa estrutura para a população de Paulistana, no sentido de que as pessoas possam vir e se sentirem acolhidas.”

O momento contou ainda com as falas da corregedora-geral da Defensoria, Ana Patrícia Paes Landim Salha; do defensor público e diretor Administrativo da DPE/PI, Humberto Brito Rodrigues; da defensora pública Karla Araújo de Andrade Leite – coordenadora das defensorias regionais, e do vice-prefeito de Paulistana, Rubmario de Lima.