A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI) participará, entre os dias 13 e 17 de outubro, da primeira edição da Caravana TJPI, que será realizada no município de São Raimundo Nonato. A iniciativa, promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJPI), tem como objetivo aproximar o Sistema de Justiça da população, levando serviços de cidadania, orientação jurídica e atendimentos gratuitos às comunidades mais distantes dos grandes centros urbanos.
Com uma ampla programação, em um espaço de integração e troca de experiências. A proposta é promover o acesso à Justiça de forma mais efetiva, humanizada e cidadã, fortalecendo a presença das instituições públicas no interior do estado.
A Defensoria Pública participará da Caravana com o projeto Defensoria Itinerante em Ação, que reforçará os atendimentos e garantirá o suporte jurídico gratuito à população local.
📄 Durante a ação, a equipe da Defensoria Pública do Estado do Piauí oferecerá orientação jurídica gratuita e realizará atendimentos consensuais, como:
✔️ retificação de registros civis de nascimento, casamento e óbito;
✔️ homologação de acordos de pensão alimentícia;
✔️ restauração de assento de nascimento;
✔️ reconhecimento e dissolução de união estável;
✔️ suprimento ou justificação de óbito;
✔️ emissão de segunda via de certidões (nascimento, casamento e óbito), entre outros serviços.
📞 Mais informações? Entre em contato com a equipe da Defensoria Itinerante:
📲 (86) 9 9404-7746 | 📲 (86) 9 9495-7298 | 📲 (89) 9 9443-4354
📧 E-mail: itinerante@defensoria.pi.def.br
O diretor da Defensoria Itinerante, defensor público Alessandro Andrade Spíndola, destacou a importância da atuação descentralizada da Instituição. “A presença da Defensoria na Caravana é uma oportunidade de ampliar o alcance dos nossos serviços e garantir que o direito à Justiça chegue, de fato, a quem mais precisa. Levar informação e orientação jurídica para perto das pessoas é uma das nossas principais missões”, afirmou.
> “A presença da Defensoria na Caravana é uma oportunidade de ampliar o alcance dos nossos serviços e garantir que o direito à Justiça chegue, de fato, a quem mais precisa. Levar informação e orientação jurídica para perto das pessoas é uma das nossas principais missões”, afirmou.