Garantia de direitos, prestação de serviços e atuação em parceria marcaram a ação do projeto Mente Cidadã, realizada pela Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI), que reuniu uma ampla rede de instituições comprometidas com a promoção da cidadania. A iniciativa aconteceu nesta quinta-feira (23), no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPS Infantil – CAPSi), localizado no bairro Morada do Sol, zona Leste de Teresina, em alusão ao Mês da Criança.
Durante toda a manhã, foram realizados atendimentos voltados especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social, com foco na emissão de documentos, orientações jurídicas e encaminhamentos sobre direitos e benefícios sociais.A atividade contou com ampla participação da comunidade e com o apoio de diversas instituições, entre elas a Defensoria Pública da União (DPU), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Secretaria de Estado da Assistência Social (Sasc), a Secretaria de Segurança Pública – Instituto de Identificação, a Semcaspi (CRAS Leste IV) e o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE).
Estiveram presentes na ação a subdefensora pública geral do Estado do Piauí, Verônica Acioly de Vasconcelos, e a defensora pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, idealizadora do projeto, que destacaram o compromisso institucional da Defensoria com o atendimento direto e humanizado à população.
“O Projeto Mente Cidadã representa o compromisso da Defensoria Pública do Estado do Piauí com a promoção da cidadania, da inclusão e da dignidade humana. Nesta edição, no CAPS Infantil, tivemos a oportunidade de estarmos ainda mais próximos das famílias, ouvindo, orientando e garantindo acesso a direitos fundamentais. É uma ação que une saúde mental e cidadania, mostrando que o cuidado e a escuta também são formas de justiça social. Agradeço a todos que contribuíram para tornar essa manhã tão especial e transformadora”, destacou a defensora pública Glícia Rodrigues Batista, diretora de Primeiro Atendimento Cível da DPE/PI e organizadora da ação.
O coordenador do CAPS Infantil, Wanderson Anjos, ressaltou a importância da parceria e o impacto da presença da Defensoria dentro do equipamento de saúde mental.
“Estamos muito felizes em receber o projeto Mente Cidadã, da Defensoria Pública do Estado. É uma iniciativa que garante direitos e aproxima os serviços da comunidade, especialmente em um espaço marcado por grandes vulnerabilidades sociais. Projetos como esse fortalecem a rede de proteção e fomentam políticas públicas essenciais. Essa parceria é muito importante para nós e para as famílias atendidas”, afirmou.
O educador social Lázaro dos Santos, que acompanhou um grupo de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, também falou sobre a importância da ação.
“A gente trouxe algumas crianças para fazer os atendimentos. Algumas cortaram o cabelo, outras fizeram as unhas e tranças. Também conseguimos tirar documentos aqui. O atendimento foi muito bom e ainda teve um bazar, onde aproveitei para comprar algumas camisas. Foi uma manhã muito legal e produtiva”, relatou.
O coordenador da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (SASC), Clauder Girão Santiago, ressaltou o impacto social do projeto.
“Essa parceria entre a SASC e a Defensoria Pública é muito importante para a sociedade. Quando você leva serviços e informação sobre direitos, faz um diferencial enorme naquele espaço. Há muitas pessoas que precisam desse apoio e que não têm acesso à informação. Um momento como esse eleva a autoestima e fortalece a cidadania. É um prazer participar, e a SASC estará sempre à disposição, porque isso faz diferença nos dias de hoje”, afirmou.
Maria do Amparo, uma das pessoas assistidas durante a ação, também parabenizou a iniciativa.
“Essa ação foi ótima. Vim atrás da carteirinha do meu filho e consegui emitir três modalidades: a cultural, a intermunicipal e também renovar a identidade dele. Os atendimentos foram excelentes, os profissionais são maravilhosos. Agradeço e parabenizo todos pelos serviços prestados hoje”, contou.
O projeto Mente Cidadã tem como propósito ampliar o acesso à orientação jurídica para pessoas com transtornos mentais, oferecendo acolhimento qualificado e promovendo a defesa de seus direitos. A iniciativa também contempla familiares e cuidadores, reconhecendo os impactos que as condições de saúde mental geram no cotidiano das famílias.
A ação integra o Plano Estratégico da Defensoria Pública do Estado do Piauí, alinhando-se às metas institucionais de fortalecer a atuação em rede com outras instituições e movimentos sociais, garantir direitos e humanizar os serviços prestados aos assistidos.
CONFIRA AQUI O ÁLBUM COMPLETO DO EVENTO