A Defensora Pública Alynne Patrício de Almeida Santos, Defensora Auxiliar do Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania (NUSCC) da Defensoria Pública do Estado do Piauí, ministrou na última terça-feira (27), a Oficina de Pais e Filhos dentro do Programa Reeducar, desenvolvido pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MP/PI). A Oficina também contou com a participação da mediadora do NUSCC, Rosângela Ribeiro Alexandrino.
A participação da Defensoria atendeu a um convite do Núcleo das Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (Nupevid), que desenvolve o Programa Reeducar, destinado a homens envolvidos em casos de violência doméstica.
Projeto idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Oficina de Pais e Filhos tem por finalidade demonstrar para os casais em processo de ruptura, a necessidade de um olhar diferenciado para a situação, procurando uma convivência saudável. Baseada em exemplos e em dados constatados por equipe multidisciplinar, a experiência permite aos participantes analisarem a situação sob outra ótica, entendendo que não se trata unicamente da separação do casal, mas de um processo que envolve toda a família.
A Defensora Alynne Patrício destaca o objetivo da Oficina e a apresentação realizada “Sabemos que esses casos de violência doméstica envolvem muitos conflitos familiares que atingem os filhos então, ministrar a Oficina dentro desse Programa visa dar uma nova perspectiva de como essas famílias podem se reestruturar. Agradecemos ao convite do Ministério Público, que nos oportunizou esse momento”, afirma.
O Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania da Defensoria Pública é coordenado pelo Defensor Público Gerson Henrique Silva Sousa.