Notícias

Defensoria Pública participa da assinatura da ordem de serviço para a construção do Mercadão das Mulheres Feirantes do Parque Brasil IV

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 15, novembro de 2023 às 10:05

mercado7

A Defensora Pública do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, a Subdefensora-geral, Verônica de Acioly Vasconcelos, e o Ouvidor-geral, Djan Moreira, participaram na manhã da última quarta-feira (15), da assinatura da ordem de serviço para a construção do Mercadão das Mulheres Feirantes, no bairro Parque Brasil IV, situado na zona leste de Teresina.

Realizada pela Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência de Ações Administrativas Descentralizadas (SAAD Norte), a obra está orçada em R$ 4.269.053,93 e a previsão é de que a entrega seja concluída em 360 dias corridos. “Hoje, estamos aqui lançando a pedra fundamental, assinando a ordem de serviço para construção do Mercadão das mulheres. Quando estive aqui a primeira vez fiquei muito sensibilizado com o trabalho delas, mais de 200 mulheres trabalhando no sol quente, lutando para sobrevivência, para levar comida para casa. E agora, elas terão um espaço digno para trabalhar e vamos dar celeridade para que essa obra fique pronta antes da data prevista”, disse o prefeito Doutor Pessoa.

mulheres

Participaram do evento, o Prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, vereadores e vereadoras, autoridades municipais, lideranças comunitárias da região e as feirantes do Mercado das Feirantes do Parque Brasil, lideradas por Cláudia de Sousa Lira, liderança que integrou a 3ª Turma do projeto Defensoras Populares.

“O Mercadão das Mulheres do Parque Brasil é uma conquista significativa e uma reivindicação antiga das mulheres feirantes da comunidade, lideradas por Cláudia Lira.”Há três anos lutamos por esse espaço. Graças a Deus o prefeito esteve aqui e se sensibilizou com a nossa luta. Estamos muito agradecidas ao prefeito e felizes por ele cumprir sua palavra”, concluiu Cláudia Lira.

400116157_169611682844182_6054997991036404175_n

A Defensoria Pública do Estado do Piauí, através do projeto Defensoras Populares, coordenado pela Defensora-Geral Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, acompanhou e auxiliou o processo de diálogo visando a regularização das atividades exercidas pelas mulheres feirantes do Parque Brasil IV. “Essas mulheres são lideradas e se organizaram a partir da participação da Cláudia Lira na 3ª edição do projeto Defensora Populares, no ano de 2021. A Defensoria fez o acompanhamento dessas mulheres e o projeto Defensoras Populares prestou toda a assistência à elas durante esse tempo de articulação e de mobilização com a Prefeitura Municipal. A Defensoria Pública participou do nascimento dessa organização e acompanhou ao longo do tempo, todo o processo para regularizar as atividades exercidas pelas feirantes no Parque Brasil IV. A data de hoje celebra a luta dessas mulheres!”, pontuou a Defensora-Geral, Carla Yáscar Belchior, coordenadora e idealizadora do projeto Defensoras Populares.

Para a Subdefensora-Geral, Verônica Acioly de Vasconcelos, “O anúncio do início da construção do mercado das mulheres, que foi uma iniciativa capitaneada por mulheres que participaram do curso Defensoras Populares, em especial pela Cláudia, uma Defensora Popular, mostra que o conhecimento é poder e que através do conhecimento se pode mudar a vida. A Defensoria Pública espera que através do acesso à educação em direito, outras mulheres possam trilhar o mesmo caminho e mudar a sua realidade”.

Durante a ocasião, a líder do projeto ‘Mulheres Feirantes’ e Defensora Popular, Cláudia de Sousa Lira, homenageou as autoridades e lideranças que se empenharam na construção do mercadão, entre elas a Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior.