A Subdefensora Pública Geral do Estado do Piauí, Verônica Acioly de Vasconcelos, e o Diretor das Defensorias Criminais, Defensor Público Gerson Henrique Silva Sousa, estiveram, nesta quinta-feira (01), na Feira Livre de Produtos Orgânicos realizada pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) no pátio do Centro Administrativo de Teresina.
A Feira é resultado da produção orgânica desenvolvida de forma sustentável pelos internos da Penitenciária Irmão Guido, dentro do Projeto Semeando o Futuro.
A Subdefensora Pública Geral, Verônica Acioly, destaca a importância do apoio a projetos dessa natureza. “A Defensoria é uma Instituição que busca resguardar a cidadania, que não pode ser relativizada, mesmo quando a pessoa está privada de liberdade e, acreditando que a educação e o trabalho são instrumentos de transformação social, de autonomia e emancipação do ser humano, não poderia deixar de participar desse evento da Sejus que incentiva a realização de agroecologia, pelos reeducandos da Penitenciária Irmão Guido. Projetos dessa natureza precisam ser incentivados por todas as Instituições e receber o apoio da sociedade. No ensejo parabenizo o Secretário de Justiça, Cel. Carlos Augusto Souza, pela iniciativa desse trabalho ”, disse.
O Diretor Criminal da Defensoria, Gerson Henrique Sousa falou sobre a Feira e sobre a parceria entre a Defensoria e a Sejus. “No dia de hoje, participamos da I Feira Livre de Produtos Orgânicos do Projeto Semeando o Futuro, um projeto da Secretaria de Justiça, desenvolvido na Penitenciária Irmão Guido. Também no início da semana estivemos presentes na certificação de conclusão de curso de pedreiro de alvenaria desenvolvida na Colônia Agrícola Major César. A Defensoria Pública é parceira da Sejus nesses projetos, que, além de contar tempo para a remição, também contribuem para a ressocialização e reintegração social do preso. Gostaria de parabenizar todos os envolvidos nos projetos, especialmente o professor Cícero e sua equipe, responsáveis pela iniciativa da produção de produtos agroecológicos”, afirmou.