O Defensor Público Leonardo Nascimento Bandeira participou, na manhã desta quinta-feira (26), da entrega do primeiro pavilhão reformado da Penitenciária José de Deus Barros, em Picos. A obra, orçada em R$ 3.271.294,30, segue em andamento para a conclusão dos demais pavilhões do local. A reforma por completo deverá ser concluída em 2024. Além disso, a Secretaria de Estado da Justiça do Piauí (Sejus) entregou uniformes aos policiais penais e viatura.
A unidade penal do sul do Estado é de regime fechado e as novas estruturas irão possibilitar mais segurança, salubridade e, ainda, a possibilidade do desenvolvimento de atividades de trabalho e educação, ferramentas usadas pela Sejus para a reinserção social das pessoas privadas de liberdade.
O Defensor Público Leonardo Bandeira, falou sobre a importância da reforma realizada pela Secretaria de Justiça na Penitenciária Masculina José de Deus Barros. “Uma regular execução da pena necessita de uma boa estrutura nas unidades penais, de forma que o estudo, o trabalho e outras atividades de reinserção social possam ser oferecidas ao reeducando, com o intuito de combater o pior mal da execução penal que é a reincidência, estipulada em 50% no Estado do Piauí, conforme dados do Censo Carcerário estadual de 2023. Portanto, esta reforma é essencial para tal objetivo, e por isso parabenizo a Secretaria de Justiça em nome do Secretário Carlos Augusto”, disse o Defensor Público.
“Estamos em um processo de reconstrução do sistema penitenciário do Piauí. Teremos no próximo ano uma nova unidade para provisórios com 252 vagas e, também, iniciaremos o processo de licitação para uma nova penitenciária feminina. O Estado tem um dever de oferecer oportunidades para que essas pessoas retornem melhor ao convívio social. É um desafio, mas estamos confiantes”, ressaltou o Secretário de Justiça, Coronel Carlos Augusto.
*Com informações da Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus).