Notícias

Defensoria Pública participa da inauguração da Penitenciária de Buriti dos Lopes

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 14, maio de 2025 às 08:41

d4d444e4-ef7c-4f09-9774-1629e5bc84de
Os defensores públicos Manoel Mesquita de Araújo Neto, gerente da Defensoria Pública Regional de Parnaíba e titular da 1ª Defensoria pública de Parnaíba, e Antônio Caetano de Oliveira Filho, titular da 8ª Defensoria Pública de Parnaíba, participaram nesta terça-feira (13) da solenidade de inauguração da Penitenciária Bispo Sebastião Alves de Souza, em Buriti dos Lopes. A solenidade foi conduzida pelo secretário de Justiça, Cel. Carlos Augusto Gomes de Souza e pelo governador do Piauí em exercício, deputado Severo Eulálio. O diretor de Políticas Penitenciárias, Sandro Abel, representou ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowsky.

A nova Unidade penal conta com investimentos do Fundo penitenciário Nacional (Funpen) e abre 370 novas vagas no sistema prisional piauiense. O local conta com módulos de saúde, educação e trabalho, que contribuirão para a ressocialização das pessoas privadas de liberdade.

“Esta é uma obra de grande porte, fruto da parceria entre o Ministério da Justiça e o Governo do Piauí, com mais de R$35 milhões de reais investidos. Reúne forças de segurança e tem estrutura adequada para acolher pessoas que precisam ser reeducadas e reinseridas na sociedade”, frisou Severo Eulálio.

O secretário da Justiça, Cel. Carlos Augusto, destacou que a nova unidade é a constatação do foco do governo do Estado na valorização da segurança pública e na estruturação do sistema prisional. “Essa nova unidade de segurança máxima foi construída com excelência. Acreditamos em um sistema mais humano, justo e seguro. Essa obra representa um avanço no combate ao crime e no fortalecimento dos protocolos de segurança”, disse.

O defensor Público Manoel Mesquita destacou, entre outros pontos, a questão da oferta de serviços na nova Unidade que contribuirão para a ressocialização dos internos. “A penitenciária em Buriti dos Lopes contribuirá para reduzir a superlotação do sistema carcerário do Estado e já foi planejada com a oferta de serviços multiprofissionais médicos, assistência social, brinquedoteca, salas privativas para a Defensoria Pública, além de serviços profissionais, tais como a implantação de uma panificadora completa, de modo que oferece uma estrutura muito moderna e propícia à reinserção social, desejo de todos!”.