O Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, a Subdefensora Pública Geral do Estados do Piauí e Defensora Pública Geral nomeada, Carla Yascar Bento Feitosa Belchior, participaram nesta terça-feira (07), na sede da OAB/PI, da solenidade de inauguração do busto de Esperança Garcia – primeira advogada mulher negra do Brasil. A obra é uma doação feita pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) à OAB-PI, por conta do reconhecimento da instituição à primeira advogada do Brasil, Esperança Garcia. A peça foi confeccionada pelo desenhista e escultor Braga Tepi.
O momento contou com a presença da Ministra da Cultura, Margarareth Menezes; do Governador do Estado, Rafael Fonteles e de várias autoridades. Também presentes as Defensoras Públicas Karla Araújo de Andrade Leite e Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, além do Ouvidor-Geral Externo da Defensoria, Djan Moreira.
“É com enorme respeito que venho ao Piauí participar dessa homenagem a Esperança Garcia. Eu, como mulher negra, nordestina, artista, me sinto homenageada. Esperança Garcia era uma mulher que queria exercer seu direito e, naquele momento, ousou tentar uma oitiva para falar da falta de direitos, representando toda uma nação que sofria com a escravização. Ela escreveu sua primeira carta de direito endereçada ao futuro, conseguindo denunciar. Ela e outras centenas de mulheres negras foram agentes da história do Brasil, mas ficam no anonimato, mulheres negras, que batalharam muito para que estivéssemos aqui. Então, viemos celebrar a coragem e a esperança, que é seu nome, não à toa”. A declaração é da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, ao frisar a importância do ato realizado nesta manhã.
O presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho , falou da relevância do momento. “Esperança Garcia é um símbolo da mulher brasileira, da mulher piauiense, de uma mulher que sofria as dores na época da escravidão, fez uma carta e nessa carta ela revela o que estava passando, a realidade daquela época. A simbologia de considerar Esperança Garcia, a primeira advogada do Brasil, é que ela traz os valores da dignidade da pessoa humana, os valores da liberdade. Essa homenagem é feita a toda a mulher brasileira e em especial também à advocacia brasileira. Portanto hoje é um dia muito muito especial para nós da OAB Piauí. Recebemos através da Ministra da Cultura e também da Secretaria de Cultura e Governo do Estado, este busto em homenagem à Esperança Garcia, porque é um reconhecimento da força da mulher brasileira, em especial da mulher piauiense. Amanhã comemoramos o Dia Internacional da Mulher e sem dúvidas hoje a mulher tem o seu protagonismo, desde o acesso aos cursos de Direito, aos cursos de formação, na igualdade com os homens e os homens com as mulheres. Isso é muito importante porque é uma bandeira todo dia, de todos nós que estamos aqui na Ordem, a fim de que a mulher tenha o acesso natural à todos os direitos e, claro, às profissões”, disse.
O Defensor-Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, é inquestionável a importância do evento ocorrido nesta terça-feira na OAB. “É de relevante importância esta solenidade destacando mais um reconhecimento à Esperança Garcia, uma pessoa que teve tantos direitos negados, mas que nunca se deixou abater na busca incansável por Justiça, produzindo inclusive uma petição histórica em defesa não apenas dela, mas de seu povo. Esperança Garcia também nos inspira na Defensoria Pública, na nossa busca cotidiana por promover o acesso à Justiça às pessoas em situação de vulnerabilidade, que podem estar certos, sempre encontrarão em nossa Instituição o apoio nessa luta constante por dignidade e respeito”, afirmou.