Notícias

Defensoria Pública participa da inauguração do primeiro Centro de Atendimento a Pessoas com Autismo do Piauí

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 11, julho de 2025 às 13:06

WhatsApp Image 2025-07-11 at 10.01.07

A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI) participou, nesta sexta-feira (11), da cerimônia de inauguração do Centro Especializado de Atendimento às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Cetea), o primeiro equipamento público estadual voltado exclusivamente ao atendimento especializado de pessoas com autismo.

O Cetea fica localizado na Avenida Higino Cunha, n° 1552, bairro Cristo Rei, no antigo Centro de Perinatologia, onde funcionava a Maternidade Evangelina Rosa, em Teresina, próximo ao Centro Especializado de Reabilitação (Ceir) e do Centro Integrado de Educação Especial (Cies), facilitando assim, o acesso e atendimento do público-alvo.

Solenidade-de-Inauguracao-do-CETEAPI-1-scaledO Centro é uma estrutura do Governo do Estado, por meio da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), e será administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco, organização social de saúde responsável pela sua gestão.

A defensora pública Patrícia Monte, que representou a instituição no evento, também destacou a importância da iniciativa: “A inauguração do Cetea representa um avanço significativo na garantia de direitos das pessoas com autismo. É essencial que a população tenha acesso a um serviço público especializado, de qualidade, que promova a inclusão e a dignidade dessas pessoas e de suas famílias”, afirmou.

A estrutura foi planejada para oferecer atendimento multiprofissional e humanizado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em todas as faixas etárias. A equipe é formada por profissionais como neuropediatra, psiquiatra, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta e assistente social, entre outros. O espaço também dispõe de brinquedoteca do Pacto pelas Crianças do Piauí e sala de estímulos multissensoriais, reforçando o compromisso com um cuidado integral e especializado.

O funcionamento do serviço será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e os atendimentos serão realizados mediante regulação via Sistema Único de Saúde (SUS). Para ter acesso, a pessoa deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e solicitar encaminhamento.