Notícias

Defensoria Pública participa da segunda edição do Projeto Acolher Tá On

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 15, junho de 2023 às 14:07

Acolher ta on (2)

Tendo por objetivo promover o acesso a direitos às pessoas em situação de rua de Teresina, a Defensoria Pública do Estado do Piauí, por meio do Projeto Defensoria Pop Rua – Atenção à Pessoa em Situação de Rua”, esteve presente, nesta quinta-feira (15), à segunda edição do Projeto “Acolher Tá On – Cuidado e Prevenção às Drogas Voltados às Pessoas em Situação de Rua no Estado do Piauí”, realizado pelo Governo do Piauí, por meio da Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol). A ação aconteceu na Praça Pedro II, no Centro de Teresina.

O Projeto busca levar assistência à população em situação de rua, e teve sua primeira edição realizada no dia 30 de abril, na praça da Liberdadesina. Nesta quinta-feira o atendimento da Defensoria foi feito pela equipe de analistas da Diretoria de Primeiro Atendimento da Defensoria, estando presentes Rachel Nayra Barros Lopes e Adilson Frota Cordeiro Neto, que destacaram a ação como positiva. “Tudo ocorreu dentro do esperado, tivemos a oportunidade de prestar esclarecimentos às pessoas em situação de rua que se encontravam na praça, assim como pudemos realizar atendimentos em questões inseridas na atuação da Defensoria Pública. Na oportunidade conversamos com a coordenação do projeto, no sentido de que sejam promovidas dinâmicas que possam atrair maior número de pessoas em situação de rua durante as ações desenvolvidas”, diz Rachel Barros.

Acolher ta on (1)

 

Presente à ação, o Coordenador-Geral da Cendfol, Tiago Vasconcelos, destacou que a participação da Defensoria é de grande valia para o desenvolvimento do Projeto. “Estamos aqui, na segunda edição do “Acolher Tá On”, projeto pensado pela Cendfol para acolher pessoas em situação de rua, mais uma vez contando com a parceria fundamental da Defensoria Pública do Estado do Piauí e da Secretaria de Segurança Pública. Estamos muito felizes com esse trabalho voltado para mudar a situação das pessoas em situação de rua no estado do Piauí. A Defensoria tem o papel importantíssimo de acolher essas pessoas que também são cidadãos e que muitas vezes estão à margem da sociedade, invisíveis, e a Defensoria vem aqui para dar a garantia de direitos fundamentais que essas pessoas têm, vem fazê-las ter os documentos necessários para requerer esses direitos, então o papel da Defensoria Pública é extremamente importante para que possamo s realmente trabalhar uma mudança de realidade na vida dessas pessoas, que vem não apenas relacionado a garantia de alimentos, da atenção à saúde e psicossocial, mas aos direitos e de garantias do cidadão”, afirmou.

WhatsApp Image 2023-06-15 at 11.58.50

A Coordenadora do projeto Defensoria Pop Rua, Defensora Pública Patrícia Monte, falou sobre a oportunidade de estar presente à ação. “Reafirmamos a importância do serviço público gratuito da Defensoria junto à população de rua, e estamos presentes nesta ação por acreditarmos que somente a prestação integrada desses serviços é capaz de dar atendimento eficaz a estas pessoas. Reforçamos que a Defensoria Pública está à disposição diariamente para atender as demandas deste público, que é tão carente de direitos”, disse.