A Defensoria Pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, Diretora de Primeiro Atendimento Cível da Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI), participou na manhã desta segunda-feira (3), da solenidade de inauguração do escritório do ‘Pacto pelas Crianças do Piauí’, programa do Governo do Estado do Piauí que tem como objetivo promover o desenvolvimento integral na primeira infância, através de ações de saúde, educação e assistência social.
O escritório fica situado no Centro de Teresina, na Rua Paissandu, nº 1456, no prédio anexo ao Palácio de Karnak, sede do Governo do Estado do Piauí. O Pacto pelas Crianças do Piauí tem como objetivo apoiar os municípios piauienses com cessão de espaços para novas creches e equipamentos, mobiliário, além de prestar apoio técnico e estrutural e estimular a vacinação, tanto na primeira infância, como nas demais faixas etárias.
Lançado no mês de abril do corrente ano, o Pacto pelas Crianças do Piauí é realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com o objetivo de fortalecer o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PPaic), ampliando o atendimento para crianças de zero a três anos de idade. Por meio de parceria com os municípios, o programa também irá possibilitar a formação inicial dos Profissionais que trabalham em creches e pós-graduação para que eles adquiram mais conhecimentos didáticos e aprimorem as práticas pedagógicas.
No âmbito da saúde, o programa também contempla a criação da ‘Carretinha da Saúde’, que vai circular fazendo exames oftalmológicos e audiométricos nas crianças, além de conscientizar os pais com palestras educativas, fortalecendo os vínculos das famílias. Na área de assistência social, as ações serão fortalecidas por meio do programa Criança Feliz, iniciativa que busca o desenvolvimento humano, a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância e de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças e suas famílias.
Sobre a solenidade de inauguração, a Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte destacou a importância da iniciativa. “Participei da inauguração do escritório do Pacto pela Infância no Piauí, programa muito interessante e que cria um ambiente aconchegante, um ambiente em que as ações podem ser projetadas, executadas e monitoradas. Isso dá uma identidade ao projeto que a primeira-dama visa realizar. Estamos bem empolgados como parceiros desse programa, onde iremos facilitar o acesso de crianças e familiares aos seus documentos”, afirmou a Defensora Pública”, afirmou.