A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI) participou na manhã desta quarta-feira (15) de uma ação promovida pela Coordenadoria de Estado de Políticas para as Mulheres (CEPM-PI), através do Projeto Ônibus Lilás, na Escola Vitorio Ferreira de Oliveira, no povoado Grajau, localizado na zona rural do município São João do Piauí, distante 470 km da capital.
O Projeto Ônibus Lilás faz parte do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra Mulheres e constitui uma das ações do Programa “Mulher, Viver sem Violência”, do Governo Federal, com o objetivo de fortalecer as políticas para as mulheres em todo o Estado, além de envolver diversos órgãos da rede de atendimento.
A Defensora Pública e titular da Defensoria Pública Regional de São João do Piauí, Ana Paula Passos Mattos Moreira, comentou sobre a ação. “A Defensoria Pública Regional de São João do Piauí participou nesta manhã das ações de enfrentamento à violência doméstica e familiar oferecidas pelo projeto ‘Ônibus Lilás’, da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres do Piauí em parceria com o município e órgãos da Rede de enfrentamento à violência doméstica. O evento trouxe aos moradores da Localidade Grajau, zona rural do município de São João do Piauí, orientações contra violência doméstica e familiar, direitos da mulher, orientação psicológica, jurídica e assistência social”, disse.
Ao participar da ação, a Defensora Pública destacou o papel da Defensoria Pública no acolhimento e na prestação de assistência às mulheres vítimas de violência, como orientação jurídica, ajuizamento de ações necessárias de acordo com o caso (alimentos, divórcio, dissolução de união estável, guarda, etc.), requerimento das medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha e encaminhamento para a rede de proteção existente no município, demonstrando a preocupação e o envolvimento da instituição com a luta pelo fim da violência contra as mulheres.