A Defensora Pública Amanda de Andrade Caputo Tejo participou na última terça-feira, 18 de junho, de um dia de atividades relacionadas ao Dia do Orgulho Autista na Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Campus Jesualdo Cavalcante, em Corrente. A ação foi organizada pelo Curso de Pedagogia da Instituição, com o objetivo de conscientizar e promover a inclusão de pessoas autistas , reunindo a comunidade acadêmica local em uma programação diversa, com oferta de serviços e palestras.
O evento contou com atendimento da Defensoria Pública e Justiça Itinerante, além de palestras proferidas por especialistas e feira de artesanato com venda de produtos relacionados ao orgulho autista.
No turno da manhã aconteceu Mesa redonda coordenada pela professor Elisângela Oliveira, presidente da Fundação Prismas. No turno da tarde foram realizadas as palestras Neurodiversidade, por Keity Abi-Ackel; Corpo e Movimento: importância das atividades físicas para pessoas neurodivergentes, por Jucyara Ibiapina; e Como montar um plano educacional Individualizado, por Laís Nadja Oliveira.
A Defensora Pública Amanda Caputo Tejo falou sobre a importância de participar da ação. “O evento sediado pela Uespi e organizado pelo Projeto Prismas proporcionou um dia de muito aprendizado e acolhimento! Foi um prazer integrar a equipe, prestando assistência jurídica e contribuindo com o debate. Trazer educação em direitos para a população é um compromisso da Defensoria Pública, sobretudo em um dia tão importante como o Dia do Orgulho Autista. Que possamos sempre colaborar com projetos sérios e comprometidos com a inclusão para diminuir as barreiras enfrentadas pelas pessoas e suas famílias!”