Notícias

Defensoria Pública participa de apresentação dos dados parciais do Censo em relação a população indígena

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 08, agosto de 2023 às 13:31

Censo Indígena

A Defensoria Pública do Estado do Piauí  esteve presente, na última segunda-feira (07), à divulgação feita pela Superintendência do IBGE no Piauí dos dados parciais do  Censo em relação à população indígena no Estado. A Instituição foi representada pelo Defensor Público Igo Castelo branco de Sampaio, titular do Núcleo de Direitos Humanos e Tutelas Coletivas. A apresentação foi feita pelo Superintendente Leonardo Passos e pelo coordenador operacional do IBGE, Ranieri Leite.

Segundo o levantamento, a população autodeclarada indígena mais que dobrou no Piauí desde o Censo 2010. Ao todo, no Estado, aproximadamente 25 mil domicílios não foram recenseados até o final da terceira parcial, realizada até a segunda-feira (31). Censo

O IBGE informou que 86,06% da população do Piauí já foi recenseada, o número equivale a 2.831.380 pessoas. A população declarada feminina no estado é maior que a masculina, totalizando 1.448.250, o que representa 51,15%. Já os homens representam 48,85% da população, 1.383.130. Em relação a população autodeclarada indígena no Piauí, o levantamento aponta que representa 0,22%, totalizando 6.370 pessoas indígenas. No Censo de 2010, essa população era de 2.900.

O Defensor Público Igo de Sampaio destacou a importância do levantamento. “São dados muito relevantes cuja série histórica aponta a existência  resistente de indígenas em quase todos os municípios do Estado e um alvissareiro aumento de autopercepções indígenas a partir da retomada das identidades originárias. Com a participação de diversos órgãos e, em especial, das lideranças indígenas no evento, ressaltamos a necessidade de um sensível incremento nas políticas públicas indígenas, em especial o reconhecimento e regularização das terras indígenas, assim como o retorno da representação da FUNAI no Estado. A Defensoria Pública, como instituição de promoção dos direitos humanos e defesa dos grupos vulneráveis se soma à luta pela garantia de direitos dos povos originários”, afirmou.