O Defensor Público Afonso Lima da Cruz Júnior, titular da 4ª Defensoria Pública da Infância e Juventude, participou neste sábado (17), do 1º Encontro da Família Centro Educacional Masculino (CEM). Na oportunidade, o Defensor Público repassou orientações às famílias dos menores atendidos pelo CEM.
O objetivo do evento foi fortalecer o diálogo entre as famílias e a comunidade do CEM, no intuito de garantir um melhor atendimento aos adolescentes internos.
A Superintendente de Direitos Humanos da Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), Sônia Terra, falou sobre o trabalho conjunto com a Defensoria Pública no atendimento aos menores do CEM. “A parceria com a Defensoria Pública é de extrema importância, porque no caso dos nossos Centros Educacionais, possibilita aquilo que de fato é a nossa missão, que é um tratamento mais humanizado e o respeito aos direitos que esses adolescentes têm. Nos preocupamos com eles, buscando integrar a família, que é parte principal desse processo de ressocialização e, nesse processo, é muito importante caminhar com quem defende os direitos desses socioeducandos”.
O Defensor Público Afonso Júnior destacou a importância desse contato com as famílias dos adolescentes internos no CEM. “Momentos como esse são muito importantes, uma vez que trata-se de uma oportunidade ímpar que estamos tendo de mostrar o trabalho do Núcleo da Infância e Juventude para as famílias, e aproximar a Defensoria, garantindo o acesso à Justiça, mostrando como funciona todo o sistema socioeducativo, nos colocando à disposição, o que é uma forma de humanizar. Agradeço a essa iniciativa da Sasc e das demais instituições presentes, porque é a primeira vez que estamos participando, dentro do Cem, de um contato com as famílias. É de grande valia observar a satisfação das mães em poder conversar com um Defensor Público, também com quem administra o sistema socioeducativo. Esse é o nosso papel como Defensor Público”, afirmou.