Notícias

Defensoria Pública participa de encontro do TJ/PI voltado para o combate à violência contra a mulher

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 11, março de 2021 às 21:36

arte

A Subdefensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior e a Coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar da Defensoria Pública, Lia Medeiros do Carmo Ivo, participaram na manhã desta quinta-feira (11) do 1° Encontro da rede colaborativa de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher no Poder Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.

O evento aconteceu por meio de teleconferência, e contou com a participação do Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador José Ribamar Oliveira; do Corregedor-Geral de Justiça do Piauí, Desembargador Fernando Lopes. Na oportunidade esteve presente a nova Coordenadora da Coordenadoria da Mulher do Tribunal, Keylla Ranyere, além de outras autoridades.

O objetivo do encontro é firmar aliança permanente de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulher no Piauí, visando melhorar a comunicação entre as instituições, a união dos esforços para o combate à violência doméstica ,e com isso promover o fortalecimento da rede.

Durante a sessão o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador José Ribamar Oliveira, reiterou a importância de levar aos municípios ações educativas e de proteção a mulher. “Precisamos envolver o maior número de pessoas possíveis, juízes, prefeitos, delegados, companhias de Polícia, Ministério Público, Defensoria Pública, e unificar esse trabalho para que assim consigamos cada vez mais êxito nessa missão” destacou.

A Coordenadora do Núcleo da Mulher da Defensoria, Lia Medeiros, destacou os pontos discutidos. “A solenidade marcou a apresentação formal da nova coordenadora da  Coordenadoria da Mulher do TJ, que apresentou uma série de projetos e iniciativas que pretende desenvolver durante a sua gestão. É muito importante sempre que a Defensoria participe desses momentos como Instituição diretamente atuante no Sistema de Justiça com relação as causas envolvendo violência contra a mulher, no sentido de também contribuir para a construção dessas políticas. Foi com muita felicidade que ouvimos a fala Dra. Keyla sobre uma construção coletiva, onde todos sejam realmente participantes ativos na formação dessa rede colaborativa, para melhorar o fluxo de informações e várias iniciativas. Fomos muito bem representados pela fala da nossa Subdefensora, que fez pontuações muito relevantes. Nós  esperamos que seja realmente um primeiro passo para essa unidade, e que as políticas não venham somente já formatadas pelo Tribunal para que os outros órgãos possam aderir, mas que juntos possamos auxiliar nessa construção”, disse.

A Subdefensora Pública Geral do Piauí, Carla Yáscar, destaca a importância desse trabalho conjunto nas ações voltadas para o enfrentamento à violência contra a mulher. “A Defensoria Pública vê com satisfação mais essa união de esforços, para que se firme um sistema sólido de proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.   É necessário realmente um trabalho voltado para o fortalecimento da rede de proteção e a Defensoria, que já desenvolve um trabalho firme e resolutivo dentro desse contexto por meio do Núcleo de Defesa da Mulher, certamente estará pronta para contribuir”, afirmou.