Defensoria Pública participa de evento do Clube de Leitura Leia Mulheres de Parnaíba
O Defensor Público Marcos Antônio Siqueira da Silva, titular da 2ª Defensoria Pública de Parnaíba, participou no último sábado (20), por videoconferência, de evento promovido pelo Clube de Leitura Leia Mulheres Parnaíba (@leiamulheresparnaiba, no Instagram), para a discussão do livro da assistente social Jessyka Rodrigues, cujo título é “Sem rótulos, por favor!: gênero e sexualidade em ambientes educacionais”, publicado pela Nova Práxis Editora.
O Clube de Leitura é um coletivo que divulga e valoriza livros de autoria de mulheres, promovendo discussões sobre as obras. No evento de sábado, a assistente social Jessyka Rodrigues discorreu sobre o conteúdo de sua obra, destacando ainda a vivência pessoal, profissional e experiências como assistente social, envolvendo os ambientes familiar, educacional e social, assim como seu engajamento pela igualdade de gênero e contra o preconceito e discriminação.
O Defensor Público Marcos Antônio Siqueira da Silva tratou, no contexto da discussão, sobre tese jurídica discutida em processo no qual presta assistência defensorial, relativo a casal homoafetivo que tenta registrar filho. “O registro foi-lhe negado pelo cartório de registro civil de nascimento, reproduzindo preconceito e discriminação. As duas mulheres do caso mencionado (mantido sigilo sobre identidades), casadas civilmente, e o filho nascido em parto normal de uma delas, foram impedidas de promoverem o reconhecimento de maternidade das duas no registro de nascimento”, explica o Defensor que mostrou como a questão de gênero continua a ser vista com preconceito e discriminação, “mesmo pelo Estado, através de órgão estatal, como é o cartório de registro civil”, afirma.
Segundo Marcos Siqueira, a conclusão do evento foi que “a questão de gênero e sexualidade necessita ser discutida e debatida, com as vivências e experiências, servindo para divulgar informações e difundir conhecimentos e saberes. Assim poder-se-á contribuir por combater o preconceito e a discriminação”, ressalta, destacando ainda em relação à fala da autora que “respondeu perguntas e, com sua vivacidade, alegria e fina ironia, com inteligência privilegiada, proporcionou conhecimentos aos participantes”. Durante o evento, o Defensor Público esteve acompanhado de suas filhas Ana Claudia Rodrigues Silva e Ana Maria Rodrigues Silva, que é integrante do Clube.
O livro “Sem rótulos, por favor!: gênero e sexualidade em ambientes educacionais”, à venda no site da editora Nova Práxis, pode ser adquirido no link: https://novapraxiseditorial.com/produto/sem-rotulos-por-favor-genero-e-sexualidade-em-ambientes-educacionais/.