Notícias

Defensoria Pública participa de formação das (os) novas(os) policiais integrantes da Patrulha Maria da Penha

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 18, abril de 2024 às 11:01

WhatsApp Image 2024-04-18 at 09.26.05 (2)

A coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar da Defensoria Pública do Estado do Piauí, Defensora Pública Lia Medeiros do Carmo Ivo, proferiu, nesta quinta-feira (18), no auditório da sede da Corregedoria do Tribunal de Justiça, palestra sobre “Medidas Protetivas de Urgência: Considerações na Aplicação da Lei Maria da Penha no âmbito da Defensoria Pública integrado a Patrulha Maria da Penha”, durante o 3º Curso de Capacitação ao Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar.

WhatsApp Image 2024-04-18 at 09.26.03O evento é uma promoção do Comando de Polícia Comunitária da Polícia Militar do Estado do Piauí, sendo destinado para policiais militares que integram a Patrulha Maria da Penha, especialmente as(os) que iniciam os trabalhos na Patrulha..

A Major Francisca Leoneide Ferreira da Rocha, coordenadora da Patrulha Maria da Penha, discorre sobre a participação da Defensoria Pública. “Hoje a Polícia Militar está capacitando 97 policiais militares que vão atuar na Patrulha Maria da Penha, como a Patrulha é uma política pública voltada para o atendimento da mulher em situação de violência, e trabalha em rede com a Defensoria Pública, é de extrema importância para o desenvolvimento da nossa atividade a Defensora Lia Medeiros falar sobre o trabalho da Defensoria Pública e a integração que tem com a Patrulha, para que os(as) novos(as) policiais conheçam a Defensoria e possam integrar a rede nos municípios onde vão desenvolver o trabalho de atendimento à mulher em situação de violência, oferecendo maior qualidade nos serviços prestados. A palestra é relevante, porque a Defensoria é uma instituição muito importante dentro dessa rede que atende a mulher, faz parte do fortalecimento dela para que saia da situação de violência e o trabalho conjunto com a Polícia Militar, através da Patrulha vai dar efetividade muito maior a todos os serviços que são oferecidos”, afirma.

Sobre a participação de participar da formação dos(as) novos(as) policiais militares, a Defensora Lia Medeiros diz que “é de fundamental importância essa oportunidade de falar para as/os policiais militares, pontuando sobre o papel da Defensoria e as peculiaridades do atendimento às mulheres vulnerabilizadas. Sinto-me contribuindo com o desenvolvimento de uma polícia mais humanizada, especializada e atenta”, ressalta.