Notícias

Defensoria Pública participa de homenagem do Tribunal de Justiça do Piauí ao Dia Estadual do Mediador e Conciliador

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 14, dezembro de 2023 às 10:45

WhatsApp Image 2023-12-14 at 10.35.38

A Defensora Pública Alynne Patrício de Almeida Santos, Coordenadora Cível da Defensoria Pública do Estado do Piauí, representou a Instituição na solenidade em homenagem ao Dia Estadual do Conciliador e do Mediador Judicial e Extrajudicial, realizada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Piauí na última quarta-feira (13). Também esteve presente o Coordenador do Núcleo de Soluções Consensuais de Conflitos e Cidadania da Defensoria Pública (NUSCC), Defensor Público Gervásio Pimentel Fernandes.

A solenidade contou com a presença de Desembargadores, Magistrados e auxiliares da Justiça. O advogado e mediador Alessander Mendes do Nascimento proferiu palestra. “O objetivo deste momento é homenagear conciliadores e mediadores judiciais e extrajudiciais, diante do compromisso do Judiciário com o modelo não adversarial de resoluções de conflitos, pautado em soluções que viabilizem os métodos autocompositivos, bem como na relevância e imprescindibilidade dos trabalhos por eles desenvolvidos, na busca pela disseminação da cultura da pacificação social”, disse o Desembargador Pedro de Alcântara Macedo, supervisor do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos (Nupemec), durante a abertura do evento.

“Os dias atuais nos mostram que o mundo nunca precisou tanto do trabalho e da energia dos mediadores e conciliadores. Facilitar o diálogo, o acordo e o consenso é o primeiro passo, e, talvez, o mais importante, para a cultura da paz na construção da justiça de fato e de direito. Quero agradecer a cada uma das pessoas que dedicam sua vida na construção de uma sociedade capaz de superar conflitos e dar um verdadeiro salto civilizatório”, disse o Presidente do TJ-PI, Desembargador Hilo de Almeida, em vídeo.

O Defensor Público Gervásio Pimentel destacou o papel da mediação na resolução de conflitos. “Foi muito importante a solenidade, para demonstrar como as Instituições vêm valorizando o caminho de mediação, da resolução de conflitos de forma pacífica. Inclusive a Defensoria está trilhando esse caminho e é muito importante valorizar os profissionais que atuam nessa área. Foi muito proveitosa a solenidade e fico feliz por conta das instituições virem mantendo essa perspectiva, de tentar resolver os conflitos por meio da mediação”.

A Defensora Pública Alynne Patrício também reforçou a importância da mediação e conciliação, assim como o papel dos mediadores. “A solução extrajudicial de conflitos é um caminho para auxiliar nas demandas crescentes do Judiciário e também uma forma de incentivar que as próprias partes solucionem seus conflitos, conferindo agilidade e efetividade na solução das demandas. Os mediadores e conciliadores são essenciais à promoção da justiça e à construção de uma cultura de paz. Por isso, é fundamental celebrar o Dia Estadual dos Mediadores e Conciliadores, reconhecendo o trabalho dedicado e comprometido destes profissionais. A Defensoria Pública, ciente da importância da mediação e conciliação, conta com o Núcleo de Solução Consensual de Conflitos e Cidadania-NUSCC, que se notabiliza pela grande quantidade de acordos realizados”, disse.

*Com dados do TJ/PI