Notícias

Defensoria Pública participa de I Encontro Regional de Ouvidorias Sociais do Nordeste em Teresina

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 11, junho de 2024 às 15:02

897d4d90-7e80-49dc-8214-86c04f6a9e53

 

A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, participou nesta terça-feira (11) do I Encontro Regional de Ouvidorias Sociais do Nordeste, realizado no auditório da Secretaria de Estado da Administração, reunindo representantes do Piauí, Ceará e Maranhão. O ouvidor-geral externo da Defensoria, Djan Moreira, também esteve presente.

O evento contou com a presença da ouvidora-geral do Ministério do Desenvolvimento Social, Eliana Pinto, assim como de Fabíola Diniz, ouvidora-geral externa da Defensoria Pública do Estado do Maranhão e coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres do Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas; e de Joyce Ramos, ouvidora-geral externa da Defensoria Pública do Estado do Ceará e coordenadora da Comissão de Terra, Território e Direito à Cidade do Conselho Nacional de Ouvidorias de Defensorias Públicas.

O ouvidor-geral do estado do Piauí Raimundo Dutra, deu as boas vindas aos participantes do Encontro. “Inicialmente quero parabenizar o Ministério do Desenvolvimento Social nas pessoas do ministro Wellington Dias e da ouvidora-geral Eliana Pinto, por estarem proporcionando, nas mais diversas regiões brasileiras, esses debates acerca das Ouvidorias Públicas , provocando uma reflexão sobre a importância da Ouvidoria, o que tem aumentado muito nesse governo do Presidente Lula, que tem fomentado e falado muito das Ouvidorias como instrumentos de cidadania e participação social. Nosso governador Rafael Fonteles também tem dado maior incentivo para que nós estejamos alinhados com essa perspectiva da Ouvidoria Pública que temos no Brasil”, disse.

Eliana Pinto destacou a responsabilidade das Ouvidorias. “Somos formadoras e formadores de opinião e temos que tomar consciência disso. É nisso que focamos este evento, com esse grupo tão especial, seleto e com tanta responsabilidade que temos aqui. Nas instituições e órgãos o controle interno é responsabilidade da auditoria e da Corregedoria, o controle externo é a Ouvidoria, que é a voz do cidadão na gestão pública, fortalecendo a democracia”, reforçou.
O ouvidor-geral externo da DPE-PI, Djan Moreira, avaliou a importância do Encontro. “É muito importante esse momento de integração e fortalecimento com a as Ouvidorias e em especial as da Defensoria Pública do Ceará e Maranhão, com o MDS. Assim parabenizo a ouvidora do MDS, Eliana Pinto, e o nosso anfitrião, Raimundo Dutra”.

A Defensora Pública Geral do Piauí, Carla Yáscar Belchior, reafirmou o relevante papel desempenhado pelas Ouvidorias. “Sou uma entusiasta das Ouvidorias, especialmente as sociais e as Ouvidorias das Defensorias Públicas que aqui estão representadas por três estados, nesse encontro importantíssimo do qual serão extraídos encaminhamentos que vão orientar a atuação das Ouvidorias, fortalecendo esses órgãos tão importantes na estrutura do serviço público. Devemos trabalhar para que as instituições cada vez mais espelhem a população do Brasil e que nós tenhamos cada vez mais capacidade de escutar os clamores dessa população que estamos aqui para servir”, afirmou.