O Defensor Público Marcus Marcus Vinicius Carvalho da Silva Sousa, da 7ª Defensoria Pública de Picos, representou a Defensoria Pública na solenidade de lançamento do programa Justo Acesso no Município de Beneditinos, realizada na última sexta-feira (19). O programa é desenvolvido dentro de uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) e o Governo do Estado do Piauí, por meio do Piauí Conectado. A solenidade foi conduzida pelo presidente do TJ/PI, Desembargador Hilo de Almeida Sousa.
As unidades do Justo Acesso reúnem os serviços do TJ-PI e de outros tribunais, órgãos governamentais, especialmente os que atuam prestando serviços de cidadania, em uma parceria para que as pessoas possam ser atendidas dentro das inúmeras possibilidades que a internet oferece.
A unidade inclui, além dos serviços do TJ-PI, como o Balcão Virtual e a realização de audiências virtuais, os serviços dos parceiros do programa, como os Tribunais Regionais Eleitoral e do Trabalho (TRE-PI e TRT-PI), Justiça Federal e Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) e do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI).
“A Defensoria Pública, como instituição constitucionalmente vocacionada ao acesso à justiça fica muito contente com a chegada do Justo Acesso ao Município de Beneditinos, porque se a concretização do acesso aos diversos serviços dos órgãos públicos que cooperam nesse projeto, bem como porque significa a superação das diversas barreiras que impossibilitam o exercício da cidadania, inclusive as barreiras tecnológicas e informacionais”, pontuou o Defensor Público Marcus Vinicius.
O juiz auxiliar da Presidência do TJ-PI e coordenador do Justo Acesso, Luiz de Moura Correia, explica que a iniciativa promove cidadania aos piauienses, uma vez que contribui para a redução da exclusão digital.
O Justo Acesso já conta com unidades nos municípios de Palmeirais, São Félix do Piauí, Eliseu Martins, Landri Sales, Santa Cruz do Piauí, Pimenteiras, Várzea Grande, Alto Longá, Paes Landim, Aroazes, Monte Alegre, Ipiranga do Piauí, Conceição do Canindé, Angical e Marcolândia.
*Com informações do TJPI.