A Defensora Pública Ana Teresa Ribeiro da Silveira Sampaio, titular da Defensoria Pública Regional de Cocal, participou na última quinta-feira (14), da inauguração do novo fórum na cidade de Cocal. O prédio tem área total construída de 690,40m² e possui estrutura arquitetônica moderna em dois blocos de edificação, seguindo as determinações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A solenidade foi conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí , Desembargador Hilo de Almeida Sousa e contou com a presença de várias autoridades municipais e estaduais.
O prédio possui uma Vara Judicial composta por uma secretaria, uma sala de audiência, um gabinete com recepção e sala de assessores e banheiro privativo do juiz. Já o Tribunal do Júri é composto por um auditório para 62 pessoas, um palco para os operadores de Direito, jurados e demais participantes, uma sala de espera de testemunhas, um banheiro, uma sala secreta e duas celas (uma feminina e uma masculina).
Ao discursar, o desembargador Hilo de Almeida Sousa fez questão de evidenciar sua paixão pelo lado social iniciada ainda quando de sua atuação como promotor na cidade de Cocal, sua primeira Comarca. “A obra deste fórum representa o compromisso e o esforço do TJ-PI com o bem servir. Representa também nosso objetivo de estruturar nosso judiciário, facilitando o acesso à justiça”.
A Defensora Pública Ana Teresa Ribeiro, falou sobre a importância da inauguração da nova estrutura para a população do município de Cocal. “Gostaria de parabenizar o tribunal de justiça do estado do piauí pela obra concluída, com instalações modernas, confortáveis e acessíveis, contemplando não apenas magistrados e servidores com uma melhor estrutura de trabalho, mas igualmente os demais órgãos que integram o sistema de justiça, como a defensoria pública, que continuará prestando seus serviços em cocal, acolhida neste amplo prédio, dando seguimento a uma parceria que se iniciou desde a instalação da defensoria pública regional de cocal […] desejo a todos que atuarão neste novo fórum sucesso em suas jornadas, que se sintam motivados a continuar bem servindo a comunidade de cocal, que é merecedora de um serviço digno, humanizado e de qualidade”, pontuou a Defensora Pública.
Segundo o magistrado Anderson Brito da Mata, diretor do fórum, a obra torna a presença da justiça mais forte e prestigia a cidade e os operadores do direito. “Trata-se de uma gestão que estruturou o judiciário exatamente porque continuou o trabalho feito por outros presidentes. Além de obras, a gestão tem avançado em programas sociais importantes, como o Justo Acesso e o Regularizar, ações que se consolidaram no estado e deram ao TJ-PI o Selo Ouro, fazendo o judiciário do Piauí conhecido nacionalmente”.
Com informações do TJPI