Notícias

Defensoria Pública participa de projeto da Cendfol voltado para pessoas em situação de rua

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 30, abril de 2023 às 21:08

Defensoria Pública participa de projeto da Cendfol voltado para pessoas em situação de rua

A Defensora Pública Geral do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, participou, neste domingo (30), das ações do Projeto “Acolher Tá On – Cuidado e Prevenção às Drogas Voltados às Pessoas em Situação de Rua no Estado do Piauí”, iniciativa da Coordenadoria Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol). A ação, que aconteceu na Praça da Liberdade, no Centro de Teresina, contou com a presença da Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa,  diretora de Primeiro Atendimento da DPE-PI e coordenadora do Projeto Defensoria Pop Rua, que garante atendimento multidisciplinar às pessoas em situação de rua.

O Coordenador da Cendfol, Tiago Vasconcelos, destacou a  participação da Defensoria no evento. “Foi importantíssima porque estamos trabalhando com a população em vulnerabilidade social, pessoas em situação de rua, e a Defensoria Pública é uma Instituição que defende as pessoas que estão em vulnerabilidade, garante que elas não estejam invisíveis para a sociedade e tenham seus direitos assegurados. A participação da Defensoria engrandeceu muito este evento”.

A coordenadora do projeto Defensoria Pop Rua, Patrícia Monte, falou sobre a oportunidade de estar presente à ação. “Hoje, nós fizemos presente a ação pra reafirmar a importância do serviço público gratuito da Defensoria junto à população de rua, pois, apenas serviços integrados, são capazes de dar atendimento eficaz a estas pessoas. Em pouco tempo, atendemos mais de 15 solicitações de documentos , divórcios, cobrança  por moradia e emprego. Reforçamos que a defensoria Pública está à disposição diariamente pra atender as demandas deste público”. “destacou.

A Defensora Pública Geral do Piauí, Carla Yáscar Belchor, destacou o projeto desenvolvido pela Cendfol. “É com muita satisfação que vemos esse projeto ser desenvolvido, pois se trata de mais uma ação que vem somar a todas as demais voltadas para a garantia de direitos das pessoas em situação de rua, a exemplo do Defensoria Pop Rua, que desenvolvemos na Defensoria do Piauí sob a coordenação da Defensora Patrícia Monte. Reforçamos que cada oportunidade de prestar uma informação qualificada, garantir direitos a essas pessoas, tantas vezes invisibilizadas, é encarada com muita responsabilidade por nós. Projetos como esse demandam atuação comprometida e são de extrema relevância para essa parcela da população. A Defensoria Pública apoia essa iniciativa da Cendfol, e estará pronta para, dentro das nossas possibilidades, integrar as etapas do programa”, afirmou