Notícias

Defensoria Pública participa de Seminário que marcou um ano de implantação do Pacto pelas Crianças do Piauí

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 25, abril de 2024 às 14:35

WhatsApp Image 2024-04-25 at 13.43.05

A Defensora Pública Geral do estado do Piauí em exercício, Verônica Acioly de Vasconcelos, participou nesta quinta-feira (25) do Seminário Estadual da Primeira Infância, realizado no Diferencial Buffet, em Teresina, marcando o primeiro ano da instituição do Programa Pacto pelas Crianças do Piauí, que é coordenado pela médica e primeira-dama do Estado, Isabel Fonteles. O momento contou com a participação do Governador Rafael Fonteles que destacou os avanços alcançados a partir do Pacto.

O Seminário teve como principal objetivo demonstrar o compromisso do Piauí com as políticas voltadas à primeira infância. Na ocasião foram apresentados os princípios, diretrizes, objetivos e eixos estratégicos que nortearam a elaboração do Plano Estadual da Primeira Infância, para a validação junto aos gestores, técnicos e representantes da sociedade civil dos 224 municípios.

WhatsApp Image 2024-04-25 at 13.43.06 (1)O Plano Estadual da Primeira Infância, norteia políticas públicas para os próximos 10 anos e é o resultado de seis seminários realizados nos territórios de desenvolvimento e da escuta ativa dos atores que fazem as políticas públicas e acompanham a realidade das famílias residentes nestes locais.

A coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, evidenciou a importância do Programa e agradeceu a participação de todos os parceiros. “ Agradeço presença de todos. Esse é o nosso sétimo Seminário estadual da Primeira Infância e é aqui que vamos consolidar as últimas informações e dados para concluir a elaboração do nosso Plano Estadual da Primeira Infância. Agradeço a todos os parceiros que contribuíram para chegarmos ao final desse primeiro ano celebrando tantos avanços e realizações e dedico essa conquista, especialmente, a cada cidadão e a cada cidadã piauiense de 0 a 6 anos, a quem se destinam as nossas ações. (…) Nosso primeiro ano foi muito desafiador, aprendemos a conhecer o ambiente, explorar os sentidos e aguçar a percepção, já engatinhamos, ficamos de pé e demos os primeiros e valiosos passos. (…) Buscamos conexão com pessoas experientes que nos ajudaram a prosseguir. A primeira infância é para a vida toda e não há como garantir um futuro melhor sem investir nesses cidadão com seriedade e excelência”, disse.

A Defensora Pública Geral do Piauí em exercício, Verônica Acioly, se referiu ao Pacto como “Uma louvável iniciativa do Governo do Estado do Piauí, através da doutora Isabel Fonteles, na condição de coordenadora, que reúne representantes de entes federativos diversos, de inúmeros setores e poderes, com o objetivo de cuidar da primeira infância dos cidadãos e cidadãs deste Estado. A importância de realizar uma ação conjunta como essa, dentre outras, é a de permitir otimizar os recursos e de produzir uma política pública mais eficiente, a fim de que possamos ter, no futuro, adolescentes, adultos e idosos capazes de explorar todo seu potencial, no âmbito individual e coletivo”, afirmou.