Notícias

Defensoria Pública participa de solenidade alusiva aos 201 anos de adesão do Piauí à Independência do Brasil

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 13, março de 2024 às 14:42

WhatsApp Image 2024-03-13 at 13.47.29 (13)

A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, participou nesta quarta-feira (13) da solenidade alusiva ao 201° aniversário da Batalha do Jenipapo, que marcou a adesão do Piauí à luta pela independência do Brasil. A solenidade foi realizada no Monumento Heróis do Jenipapo, em Campo Maior (83 KM de Teresina) e contou com a presença do Governador em exercício do Piauí, Themístocles Filho; do Presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Deputado Franzé Silva e de inúmeras autoridades.

A programação contou com solenidade civico-militar, desfile e apresentação da peça teatral “A Batalha do Jenipapo”, além da outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí à personalidades que fazem parte da história do Piauí.

WhatsApp Image 2024-03-13 at 13.47.29 (27)Em sua fala o governador em exercício, Themístocles Filho, destacou a importância do Piauí no cenário nacional em relação a independência. “A Batalha do Jenipapo aconteceu em 13 de março de 1823 e foi um dos fatos determinantes para a independência do Piauí  e do Brasil.  É um  imenso orgulho pra mim estar no exercício do mandato de governador do meu Estado nesta data, prestando aqui nossa homenagem aos heróis que há mais de dois séculos foram decisivos para a independência. (…)O Governo do Estado vem valorizando fatos marcantes que ocorreram no Piauí, para que todo piauiense e todo brasileiro conheça mais sua própria história. (…) Hoje travamos muitas outras lutas, seja contra a desigualdades sociais, contra toda forma de preconceito e discriminação,  confiamos na harmonia sempre necessária entre os Poderes constituidos  e no alinhamento de prioridades entre municípios, Estado e União, para atingirmosas metas de desenvolvimento sustentável em benefício de toda a população”, disse.

WhatsApp Image 2024-03-13 at 13.47.29 (15)A defensora Pública Geral do Piauí, Carla Yáscar Belchior, falou sobre o momento. “Lembrar  desse fato histórico e a sua importante contribuição no processo de independência do Brasil é um dever de todos nós cidadãs e cidadãos piauienses. Algo que nunca poderá ser esquecido e que muito nos orgulha, especialmente por saber que foram as pessoas hipossuficientes e vulneráveis em sua maioria,  que muito contribuíram para essa luta histórica, merecendo toda a nossa admiração e respeito. Que a independência pela qual lutaram em março de 1823 sirva de inspiração para tantas outras lutas que travamos nos dias atuais especialmente nas focadas na garantia de direitos e promoção do acesso à justiça para todas e todos”, afirmou.