A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Ýáscar Bento Feitosa Belchior, participou na manhã desta segunda-feira (22), da solenidade de abertura do ano judiciário 2024. O evento marca, de forma solene, a abertura dos trabalhos do Poder Judiciário no ano. No último sábado (20), houve a retomada dos prazos processuais, audiências e sessões de julgamento.
A solenidade, conduzida pelo Presidente do Tribunal de Justiça do estado do Piauí (TJ/PI), Desembargador Hilo de Almeida Sousa, foi realizada no Plenário do Palácio da Justiça, situado na Avenida Padre Humberto Pietrogrande 3509, bairro São Raimundo, em Teresina.
“Hoje damos início ao novo Ano Judiciário e com ele à renovação de grandes compromissos, em uma jornada que começou há 132 anos com a implantação do nosso Tribunal de Justiça, j e vai seguir por anos a fio, mesmo quando nenhum de nós estiver mais por aqui. Essa visão da amplitude da justiça, especialmente desta Corte, nos dá uma pista da grandeza do trabalho que executamos diariamente. Apesar de operar através de cada um de nós, a Instituição Tribunal de Justiça é maior, muito maior, muito além do poder do simbolismo que representa. A responsabilidade diante da vida de cada um dos mais de 3 milhões de piauienses é o que torna este Tribunal de Justiça gigante, pelo seu trabalho e sua história. (…) Vivemos 2023 intensamente, tivemos um ano de conquista inéditas em que entregamos à população um serviço jurisdicional muito mais eficiente”, disse.
A Defensora Pública Geral, Carla Yáscar Belchior, diz esperar que 2024 seja um ano de boas realizações em conjunto com o Tribunal de Justiça. “A Defensoria Pública é instituição essencial no Sistema de Justiça e como tal possui boas expectativas para o ano de 2024. O Tribunal de Justiça do Piauí tem sido muito bem conduzido pelo Desembargador Hilo, modernizado sua atuação e se aberto a dialogar mais com a Defensoria, oportunizando também um melhor trabalho em parceria. A eficiência no serviço prestado é uma bandeira da Defensoria Pública que pretendemos melhorar cada vez mais, seja em ações próprias, seja integrando iniciativas como a Jornada da Justiça Itinerante e outras que desempenhamos em conjunto. Esperamos que realmente seja um ano de muito trabalho, mas sobretudo de muitas conquistas para a população piauiense através dos serviços que desempenhamos com respeito e parceria”, afirmou.
Além da Defensora Pública Geral, a solenidade contou com a participação de várias autoridades dos meios jurídico e executivo.