Representando a Defensoria Pública do estado do Piauí, a Subdefensora Pública Geral do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, participou da solenidade de início das atividades do Plenário Virtual das Turmas Recursais do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ/PI). A nova ferramenta apresentada tem como objetivo diminuir o número de atos praticados pelos magistrados e servidores, desde a minuta do voto até a publicação do acórdão. Além de dar mais segurança aos jurisdicionados, uma vez que o voto de cada um dos integrantes da Turma será computado via sistema.
A cerimônia foi realizada no formato presencial, na nova sede do Palácio da Justiça, localizada na Avenida Padre Humberto Pietrogrande nº 3509.
A Subdefensora Pública do Estado do Piauí, Carla Yáscar Belchior, reconhece que os julgamentos no plenario virtual proporcionará uma maior celeridade na tramitação e julgamento de processos em todo o estado do Piauí. “Trata-se de avanço no que diz respeito à celeridade dos julgamentos e consequentemente ao andamento processual, e contribuirá para garantir uma resposta mais rápida aos processos que hoje tramitam na Justiça do nosso Estado.”
O Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Desembargador José Ribamar de Oliveira, ressaltou o empenho do TJ na implementação de novas tecnologias, visando uma melhor prestação jurisdicional. “Na manhã de hoje nós estamos consolidando a instalação dos julgamentos virtuais no âmbito das turmas recursais dos Juizados Especiais no estado do Piauí. Trata-se de um avanço que eu considero de extrema importância, tendo em vista que o TJPI, a partir de agora, inaugura esse sistema importante de julgamentos virtuais, que já vem sendo realizado com muito sucesso no 2º Grau no nosso Tribunal. Nos dois últimos anos, foram pautados no Plenário Virtual do 2º Grau 58.016 processos. E desses processos, aproximadamente 50 mil já foram julgados, e desse total, apenas 9.465 foram pautados nas sessões presenciais”, disse.
O Desembargador Olímpio José Passos Galvão , Coordenador do Opala Lab (Laboratório de Inovação Tecnológica do TJ-PI), destacou a importância da ferramenta, ressaltando a preocupação do TJ PI com o avanço tecnológico. “O Tribunal tem mostrado crescimento no número de julgamentos no segundo grau e o plenário nas Turmas Recursais também vai colaborar com este avanço. Só nesta sessão inaugural nas três Turmas existentes foram pautados 378 processos. Isso nos alegra porque reflete no trabalho de todos. E isso só com três Turmas funcionando. Em breve, teremos a quarta Turma Recursal”, afirmou o Desembargador.