A Defensoria Pública do Estado do Piauí participou das solenidades de formatura e de promoção de policiais militares ocorridas, respectivamente, na sexta-feira (23) e no domingo (25). A Instituição foi representada pelos Defensores Públicos Ricardo Moura Marinho, Chefe de Gabinete da DPE-PI, e Erisvaldo Marques dos Reis, titular da 3ª Defensoria Pública do Tribunal do Júri.
No domingo(23), o Defensor Erisvaldo Marques, que também é assessor jurídico do Gabinete da DPE-PI, representou a Instituição na última sexta-feira (23) na solenidade de formatura dos novos 1.104 policiais militares que agora passam a integrar as forças de segurança. A solenidade, que marcou a maior nomeação da história da segurança pública do Piauí, aconteceu no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde.
O Defensor Público Ricardo Moura Marinho, representou a Defensoria na solenidade de comemoração pelos 188 anos da Polícia Militar do Piauí (PM-PI), ocorrida no último domingo (25), que marcou também a promoção de mais de 2 mil policiais militares, maior número de praças e oficiais promovidos, de uma única vez, desde a criação da Instituição. Na oportunidade, foram entregues Medalhas do Mérito Militar para personalidades civis e militares.
O governador Rafael Fonteles destaca que a nomeação e promoção dos policiais é uma forma de reconhecer o esforço do efetivo da PM, além de fortalecer e incentivar o empenho na atividade. “Foi um dia histórico, não só para a Polícia Militar, mas para a sociedade piauiense como um todo, que colocou para nós que a segurança pública é prioridade. Fortalecer a polícia com mais homens e mulheres e promover vários outros, é fundamental para termos uma tropa maior, mais empenhada, mais dedicada em servir e proteger o povo do Piauí, que é a missão da PM. Eu, como governador e representante do povo do Piauí, só tenho a agradecer o empenho desses homens e mulheres. A gente confia que tanto os novos como os antigos policiais irão cumprir a sua missão”, declarou.
O Defensor Público Erisvaldo Marques destacou a relevância do trabalho da Polícia Militar do Piauí. “ A Polícia Militar do Piauí tem, ao longo de sua existência, servido à população, ajudando a garantir a segurança pública e contribuindo para reduzir os índices de violência. A Defensoria Pública deseja aos novos policiais militares do Piauí muito sucesso na missão de trabalhar pela segurança pública do nosso Estado”, afirmou.
O Defensor Público Ricardo Marinho, também destacou sobre o papel desempenhado pela PM-PI. “Parabenizamos a Polícia Militar do Piauí, na pessoa do comandante-geral Scheiwann Lopes, pelos 188 anos de relevantes serviços prestados à população, ao governador Rafael Fonteles e ao secretário Chico Lucas, pela iniciativa de, além de nomear mais de mil novos policiais na última sexta-feira, promover agora mais de dois mil homens e mulheres que contribuem diariamente para manter a paz social em nosso Estado. A Defensoria Pública, Instituição voltada para a garantia de direitos, especialmente os direitos humanos, entende que o trabalho da Polícia Militar do Piauí traz uma significativa contribuição para a segurança da população piauiense”, afirmou.
*Com dados do Governo do Estado