Notícias

Defensoria Pública participa do I Seminário de Ouvidorias Públicas do Estado do Piauí

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 05, novembro de 2025 às 13:54

WhatsApp Image 2025-11-05 at 13.32.13

O ouvidor-geral externo da Defensoria Pública do Estado do Piauí, Thiago Oliveira Rodrigues, esteve presente no I Seminário de Ouvidorias Públicas do Estado do Piauí, realizado na última terça-feira (04), pela Ouvidoria-Geral do Governo do Estado do Piauí, em parceria com a Rede Ouvir. O evento aconteceu no auditório da Secretaria de Estado da Administração e contou com a participação de ouvidores e ouvidoras de diversos órgãos públicos e municípios.

O encontro marcou um importante passo para o fortalecimento das Ouvidorias públicas como instrumentos de cidadania e diálogo entre o Estado e a sociedade. Foram compartilhadas experiências, práticas inovadoras e reflexões sobre transparência e participação social.

Segundo o ouvidor-geral do Estado e presidente da Rede Ouvir-PI, Raimundo Dutra, o seminário consolidou um espaço de construção conjunta. “As Ouvidorias têm um papel essencial na democracia participativa. São canais legítimos de escuta e mediação entre o cidadão e o governo. Este seminário é um convite à reflexão e ao fortalecimento de uma cultura de escuta qualificada, que transforma demandas em soluções e aproxima ainda mais a gestão pública da sociedade”, destacou.

Thiago Rodrigues participou da mesa de diálogo interativo “Papel da Ouvidoria na melhoria da Gestão Pública”. “Partilhamos as experiências da nossa Ouvidoria na escuta e elaboração de indicadores de qualidade a partir dos trabalhos com a sociedade civil e das manifestações dos usuários da Defensoria Pública; defendi que ouvir é um gesto político, ético e democrático, porque permite às Instituições reconhecer suas falhas, aprender com o cidadão e reconstruir a confiança pública a partir do diálogo.

A ouvidoria é mais do que um canal de comunicação – é um espaço de mediação entre o poder e a sociedade, onde a escuta se converte em conhecimento, e o conhecimento, em melhoria dos serviços e fortalecimento da democracia”, ressaltou.