A Defensora Pública Sarah Vieira Miranda, do Núcleo Especializado de Defesa e Atenção ao Idoso e da Pessoa com Deficiência da Defensoria Pública do Estado do Piauí e também Presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDIPI), participou, na última quarta-feira (24), do II Seminário Virtual da Terceira Idade Realizado pela FETAG-PI.
Participaram do evento 9 diretores da Federação e cerca de 150 Secretários da Terceira Idade, além de diretores idosos dos Sindicatos dos Trabalhadores/as Rurais dos 224 municípios do Estado.
Foram discutidos temas como “Fraudes: empréstimos consignados, prova de vida”, sob responsabilidade da assessora jurídica da Fetag, Silmaria Karyne; “Sustentabilidade Política e Financeira”, abordado por Maria Barros, que é secretária de Políticas Sociais da Fetag e “Plenária Nacional da Terceira Idade”, sob responsabilidade de Antônio Oliveira, secretário da Terceira Idade – Contag.
A Defensora Pública Sarah Miranda falou sobre o “Andamento da Alteração da Lei n° 8281”, que reforça a segurança nas operações de crédito; sobre o “Papel do CEDIPI”; e também sobre ‘Violência contra a Pessoa Idosa”.
A Secretária da Terceira Idade da FETAG/PI, Adivanir Pereira, fala sobre a participação da Defensora Pública no evento. “Foi de suma importância a participação da Defensora, pois ela explanou assuntos pertinentes ao homem e a mulher do campo. A exemplo do andamento da alteração da lei n° 8281, que reforça a segurança nas operações de crédito, tendo em vista que o maior público do movimento sindical de trabalhadores/as rurais, são os idosos aposentados, é de extrema importância, a gente orientar eles da forma correta de como agir diante dos empréstimos indevidos e demais operações. Também teve a questão da violência contra a pessoa idosa que a Defensora explicou bem sobre os direitos e deveres e o papel do CEDIPI. Foi um momento riquíssimo, ela encantou a todos/as com suas palavras e esperamos sempre poder contar com o CEDIPI e a Defensoria Pública do Estado”, ressalta.
A Defensora Pública Sarah Miranda diz que “é sempre muito gratificante poder promover a educação em direitos e se aproximar da sociedade civil trazendo luz sobre temas que repercutem diretamente na população mais vulnerável. O Seminário Virtual realizado pela FETAG gera aos seus associados idosos a prática do autocuidado e os torna atores ativos na garantia dos seus direitos. Os temas abordados são atuais e promovem cidadania e respeito ao direito de envelhecer. Muito feliz por contribuir com essa prática exitosa na proteção da pessoa idosa”, afirma.