Notícias

Defensoria Pública participa do III Fórum de Equidade em Saúde e Segurança Alimentar e Nutricional

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 28, agosto de 2024 às 12:51

6cc500a2-95d9-4479-b52a-edd13bf73714

O Defensor Público Igo Castelo Branco de Sampaio, titular do Núcleo de Direitos Humanos e Tutelas Coletivas da Defensoria Pública do Estado do Piauí, participou na última terça-feira(27), do III Fórum de Equidade em Saúde e Segurança Alimentar e Nutricional, realizado pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi). O evento aconteceu no auditório da Secretaria Estadual da Administração (Sead) e reuniu profissionais de saúde, além de representantes de diversos órgãos que integram a rede de proteção e acolhimento de populações em situação de vulnerabilidade no estado.

Em um ambiente intersetorial, o fórum discutiu melhorias a serem desenvolvidas para o atendimento e acolhimento de populações indígenas, negras, quilombolas e LGBTQIAPN+ , além dos serviços de saúde, com foco maior para as políticas públicas para pessoas em situação de rua desenvolvidas em municípios da Macrorregião Meio Norte.

“A gente vem trabalhando nas macrorregiões de saúde do Estado, obtendo bons resultados sobre atendimento com equidade para as populações vulnerabilizadas. Os trabalhadores do SUS têm tido conhecimento sobre como é o atendimento a essas populações que possuem necessidades mais específicas”, destacou Felipe Silva, coordenador de Equidade da Sesapi.

O Defensor Igo Castelo Branco de Sampaio participou do Fórum representando o Comitê Estadual de Defesa da Pessoa em Situação de Rua. “Dialoguei sobre a transversalidade das políticas públicas das pessoas em situação de rua, a interface com a equidade e o papel do Comitê na garantia de direitos, assim como sobre o trabalho desenvolvido pela Defensoria Pública na busca e defesa dos direitos dessas pessoas. Na ocasião, foram partilhados conhecimentos, assim como firmados importantes alinhamentos”, pontuou o representante do Núcleo de Diretos Humanos da DPE-PI.

Dentre os assuntos discutidos durante o evento, os profissionais de saúde e representantes dos demais órgãos trataram sobre acolhimento e cuidado nutricional com equidade para pessoas em situação de vulnerabilidade social, responsabilidades técnicas e éticas, prevenção ao suicídio, desafios e possibilidades da intersetorialidade local a favor da equidade.