A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, participou nesta terça-feira (02), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, do lançamento do Disque Denúncia Tolerância Zero contra Preconceito aos Autistas, canal de denúncias para auxiliar pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) vítimas de preconceito e discriminação, criado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP-PI) e a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O evento aconteceu no auditório da SSP, zona Leste de Teresina e contou com a presença da Defensora Pública Sara Maria Araújo Melo, do Núcleo Especializado de Defesa e Proteção ao Idoso e da Pessoa com Deficiência.
O Disque Denúncia foi idealizado pelo presidente da Alepi, Deputado Franzé Silva e vai ser operacionalizado através do WhatsApp (86) 99411-0212. A ideia é que o canal possa servir de ponte entre pessoas com autismo, suas famílias e os órgãos de fiscalização, controle e punição, para que a aplicabilidade e o conhecimento das leis que protegem os autistas sejam cada vez mais difundidos.
Durante o lançamento o Presidente da Alepi, Deputado Franzé Silva, defendeu a criação de uma rede de proteção a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Estado. “Esse número é o início. O que buscamos é criar uma rede de proteção aos autistas que tenha, inclusive, a possibilidade de se ampliar para atender a todas as outras deficiências. Temos que ouvir as queixas, apurar, fazer os inquéritos e punir os que teimam em desrespeitar a inclusão”, pontua.
A Defensora Pública Geral, Carla Yáscar Belchior destacou a necessidade de se trabalhar em conjunto por uma sociedade mais respeitosa. “Nesse momento quero externar as congratulações da Defensoria Pública por essa iniciativa, tão importante no sentido da conscientização da sociedade sobre os direitos das pessoas com autismo, sobre os direitos das famílias dessas pessoas. A Defensoria Pública é uma instituição comprometida constitucionalmente com a defesa e a promoção dos direitos humanos e não poderíamos estar fora dessa frente de esforços no sentido da defesa e conscientização sobre os direitos da pessoa com autismo. Reforço aqui o compromisso da Defensoria, desejando que seja uma iniciativa extremamente exitosa no sentido de conscientizar as pessoas, de mudar a sociedade que ainda é tão preconceituosa e tem práticas tão discriminatórias, e aproveito para lembrar que esse é um compromisso de todas e todos nós, nosso dever e compromisso é trabalhar pela inclusão dessas pessoas na sociedade, para que seja uma sociedade mais respeitosa e menos desigual”, afirmou.