Notícias

Defensoria Pública participa do lançamento do Observatório de Dados do Piauí (OBPI)

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 07, maio de 2024 às 14:34

WhatsApp Image 2024-05-07 at 14.12.10 (10)

A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, participou nesta terça-feira (07), no Palácio de Karnak, do lançamento do Observatório de Dados do Piauí (OBPI): Módulo Socioeconômico. A solenidade foi conduzida pelo Governador Rafael Fonteles, que destacou a necessidade das administrações se abastecerem de dados concretos em todas as áreas de atuação, para que possam desenvolver boas gestões.

O Observatório de Dados do Piauí (OBPI) foi desenvolvido pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), por meio da Superintendência de Monitoramento Estratégico (Sume), Superintendência de Transformação Digital (STDG) e Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais (Cepro), e reúne profissionais comprometidos com a eficiência e transparência na gestão, secretários estaduais, além do chefe do executivo estadual, Rafael Fonteles.

O Governador Rafael Fonteles disse que o OBPI se soma às iniciativas do Modelo de Gestão Estadual Avançada (MGE), reforçando o compromisso do Estado em fortalecer as práticas de gestão e governança, assegurando as entregas de bens e serviços. “Não se governa mais com improviso, não se aceita mais governar sem ser com base em indicadores, resultados, dados, análises comparativas com outros estados, com outros países, caso contrário nunca vamos saber se o que estamos fazendo com dinheiro público está na direção certa. (…) Nosso esforço aqui é exatamente organizar esses dados de uma maneira inteligente e os exibir. Ao longo desse processo vamos mostrar esses dados, porque quanto mais gente se souber mais vamos ter chance de acertar, de receber contribuições de empresários e trabalhadores, melhorar a eficiência, eficácia e resolutividade das nossas decisões. Que isso sirva não apenas para o nosso governo, mas para toda a sociedade do Piauí”, destacou.