A Defensoria Pública do Estado do Piauí esteve presente ao lançamento do Programa de Orçamento Participativo (OPA) 2024-2025 em Floriano e Picos, nos dias 1º e 20 deste mês de março. O lançamento foi feito pelas Secretarias de Estado do Planejamento do Piauí (SEPLAN) e das Relações Sociais do Piauí (SERES). O secretário de Planejamento, Washington Bonfim, e a secretária de Relações Sociais, Núbia Lopes, estiveram presentes às solenidades.
Em Floriano a Defensoria Pública foi representada pelo defensor público Marcos Martins de Oliveira, titular da 2ª Defensoria de Floriano. Em Picos o defensor público Leonardo Nascimento Bandeira, titular da 3ª Defensoria Pública de Picos, representou a Instituição.
O defensor público Marcos Martins ressalta a participação da Defensoria Pública no processo. “Considero importantes essas discussões, que são voltadas para as associações e para os grupos vulneráveis, A Defensoria terá o papel de orientação jurídica quando o Programa estiver na fase mais avançada de implementação”, informa.
“O OPA é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí que permite a participação comunitária no orçamento público. Eu acredito que a participação popular é essencial para construir um Estado mais justo e democrático. E a Defensoria Pública terá um papel fundamental no OPA no que diz respeito à capacitação jurídica”, destaca o defensor público Leonardo Bandeira.