Notícias

Defensoria Pública participa do lançamento do Plano de Expansão de Vigilância em Saúde para o Fortalecimento da Atenção Primária

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 27, junho de 2023 às 13:50

WhatsApp Image 2023-06-26 at 12.45.27 (2)

O Chefe de Gabinete da Defensoria Pública do Estado do Piauí, Defensor Público Ricardo Moura Marinho, esteve presente na última segunda-feira (26), no Palácio de Karnak, à solenidade de lançamento do Plano de Expansão de Vigilância em Saúde para o Fortalecimento da Atenção Primária – Desenvolvendo as Redes de Atenção, criado para descentralizar os serviços públicos de saúde no Piauí, hoje concentrados em Teresina. A solenidade foi conduzida pelo governador Rafael Fonteles e contou com a presença de inúmeras autoridades.

O Plano de Expansão de Vigilância em Saúde, vai incluir ainda a reforma e ampliação das estruturas físicas das regionais de saúde. Segundo o governador, o objetivo é apoiar os municípios piauienses no desenvolvimento da Rede de Atenção à Saúde. “Já apresentamos um plano de expansão dos serviços de alta e média complexidade e hoje estamos apresentando o plano para fortalecer a atenção primária, que é responsabilidade inicialmente dos municípios, mas a Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) ajuda nesses serviços com as regionais, com laboratórios de exames (Lacen), com a Vigilância Sanitária, com o Cerest, com o serviço de verificação de óbito (SVO), com serviços ambulatoriais especializados voltados a pessoa com deficiência, à saúde mental, à população idosa”, disse o governador, enfatizando ainda que trata-se de um plano completo de R$ 260 milhões para ser executado ao longo de 3 anos e meio e vai contemplar todas as áreas de forma descentralizada.

WhatsApp Image 2023-06-26 at 12.45.26

O Defensor Público Ricardo Marinho elogiou a iniciativa do Governo do Estado. “É muito importante fortalecer a atenção primária, favorecendo a descentralização dos serviços de saúde, para que se possa oferecer um atendimento qualificado em todo o Piauí, possibilitando que maior número de pessoas tenha acesso a esses serviços, especialmente as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade e não têm como se deslocar para centros mais avançados, como Teresina, em busca de tratamentos que muitas vezes são essenciais. A Defensoria Pública conhece bem essa realidade e tem atuado, por meio do Núcleo Especializado da Saúde e das Defensorias Regionais, na tentativa de minimizar tanto sofrimento a partir da garantia do acesso a um atendimento em saúde bem qualificado a quem possa dele precisar. Parabenizamos ao Governo do Estado por essa iniciativa que certamente muito beneficiará a população do Piauí”, afirmou.