A defensora pública geral do estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior esteve presente, nesta terça-feira (08), no Palácio de Karnak, ao lançamento do primeiro Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil (Pepdec), um conjunto de diretrizes e estratégias voltadas para a prevenção, mitigação e resposta a desastres naturais e emergências. A solenidade foi conduzida pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles e contou com a presença de autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil.
O plano, elaborado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Defesa Civil (Sedec), tem como principal objetivo reduzir os riscos e impactos de desastres, promovendo a cooperação entre diferentes níveis de governo e a sociedade civil, por meio de indicadores a serem alcançados nos próximos cinco anos, abordando cenários de curto, médio e longo prazos.
O governador Rafael Fonteles destacou a importância do plano. “Esse plano não é mais um documento, não é mais um cumprimento de obrigação legal. É um plano, porque nós acreditamos em planejamento, é um plano para guiar as ações do governo e da sociedade em geral, o plano da entidade, da sociedade civil, das outras instituições, porque não existe defesa civil sem o trabalho intersetorial, sem a participação da comunidade, sem o conhecimento por parte da população, dos riscos envolvidos e da sua postura individual em relação a esses riscos, para que a gente realmente salve vidas e diminua os prejuízos das nossas famílias, do Piauí, do Brasil e de qualquer município”, disse.
A defensora pública geral, Carla Yáscar Belchior, “Reduzir os riscos e impactos de desastres, promovendo a cooperação entre diferentes níveis de governo e a sociedade civil é uma importante ação que certamente irá impactar positivamente o futuro. A Defensoria Pública entende que toda ação voltada para garantir a qualidade de vida da população deve ser encarada com seriedade e compromisso e parabeniza ao governo do Estado por essa iniciativa”, afirmou.