Notícias

Defensoria Pública participa do VI Seminário Descentralizado da Primeira Infância no SUAS, em Picos

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 01, fevereiro de 2024 às 14:11

WhatsApp Image 2024-02-01 at 13.38.41

A Defensoria Pública do Estado do Piauí participou, nestas quarta-feira (31 e quinta-feira (1º) do VI Seminário Descentralizado da Primeira Infância no SUAS, realizado pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), no auditório do Restaurante Gaudência, na comarca de Picos (314 km de Teresina). A defensoria foi representada pela Defensora Pública Patrícia Ferreira Monte Feitosa, Diretora de Primeiro Atendimento da Instituição e pelo servidor da Defensoria Pública Regional de Picos, Hucilde Antônio de Carvalho Filho.

Último descentralizado, o VI Seminário contempla os Territórios do Vale do Canindé, Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas e Chapada do Vale do Rio Itaim. O evento já aconteceu em Campo Maior, São João do Piauí, Teresina, Corrente e Floriano. O Seminário Estadual acontece no mês de abril.

WhatsApp Image 2024-02-01 at 13.38.52Presente ao primeiro dia do Seminário, a Secretária da Sasc, Regina Sousa, destacou a importância da criação do Plano Estadual da Primeira Infância, construído a partir das discussões dos seminários. ““A primeira infância é um programa que já existe e faz parte da Assistência Social e foi criado também o Pacto pelas Crianças, que é uma forma de evidenciar essas crianças de zero a seis. Não significa que é só o Pacto. Temos outras atividades também dentro do programa, como as capacitações das pessoas que lidam com os ambientes de acolhimento”, disse.

“A primeira infância é uma política pública de município, por isso precisamos do engajamento dos secretários municipais de Saúde, Educação e Assistência Social para que as nossas ações sejam executadas da melhor maneira nas cidades”, afirmou Isabel Fonteles,Primeira-Dama do Estado do Piauí e Coordenadora do Pacto pela Infância no Piauí.

Analisando o Seminário, a Defensora Pública Patrícia Monte diz que “a capacitação de agentes do SUAS deve ser constante e Seminários como estes onde profissionais de vários municípios se encontram são um momento de troca de experiências muito proveitoso para o aprendizado! E tem sido impressionante a articulação da Sasc para reunir os profissionais! Parabéns à equipe! Feliz pela oportunidade de também vivenciar novos desafios!”

*com dados da Sasc