A Defensora Pública Sara Maria Araújo Melo, titular do Núcleo Especializado de Defesa e Atenção ao Idoso e da Pessoa com Deficiência da Defensoria Pública do Estado do Piauí, participou, nesta segunda-feira (24), na OAB-PI , do lançamento da Cartilha “Autismo e Direitos” pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Autista. A elaboração foi pensada com o intuito de esclarecer a população sobre a necessidade de inclusão e detalhar os direitos adquiridos, tornando-se uma fonte de consulta e orientação para as famílias de todo o Piauí.
Na oportunidade, o presidente da OAB-PI, Celso Barros Coelho Neto, destacou o comprometimento com o tema. “Agradecemos pela dedicação de todos os membros da Comissão, todos eles prestam um serviço voluntário. Essa cartilha é um marco para o firmamento da inclusão das pessoas com autismo e foi custeada única e exclusivamente pela OAB e vai ser disponibilizada também no nosso site para que toda a sociedade tenha acesso”, pontuou.
Mirna Mouzinho, que é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Autista, mencionou o trabalho integrado. “Todos nós, enquanto membros da Comissão, fazemos parte desse trabalho. Eu sempre falo que juntos nós vamos mais longe. Sonhar sozinho é só um sonho, mas quando sonhamos juntos o sonho se torna realidade. E hoje é o dia de festejarmos essa realidade que vai alcançar muitas famílias piauienses, principalmente as famílias atípicas”, frisou.
A Defensora Pública Sara Melo destaca a relevância da publicação. “A cartilha lançada hoje pela Comissao da OAB, é mais uma ação feita num contexto de luta e busca pelo respeito aos direitos das pessoas com deficiência, e tem por objetivo divulgar e fazer conhecer os direitos das pessoas com autismo- TEA, de modo a evitar-se, ou diminuir a discriminação, o capacitismo, e toda forma de violação de direitos. Assim, poderemos alcançar, através do respeito da sociedade, a tão almejada inclusão das pessoas com deficiência.
Fonte: OAB/PI