Notícias

Defensoria Pública participou da abertura do 5º Fórum Piauiense de Controle Interno

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 22, novembro de 2023 às 15:41

WhatsApp Image 2023-11-22 at 11.58.08

A Defensora Pública Geral do Estado do Piauí, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, participou na última terça-feira (21), da solenidade de abertura do 5º Fórum Piauiense de Controle Interno, evento promovido pela Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz), por meio da Superintendência da Controladoria-Geral do Estado. A abertura aconteceu no Blue Tree Towers Rio Poty, com a presença de diversas autoridades locais, gestores estaduais e servidores públicos. Também estiveram presentes na solenidade a Coordenadora de Controle Interno da DPE-PI, Ana Márcia da Costa Santos e as colaboradoras Larisse Alcantâra e Lieda Barros.

WhatsApp Image 2023-11-22 at 11.58.17 (1)O momento contou com palestra magna proferida pelo presidente da Empresa de Tecnologia do Piauí (Etipi), Ellen Gera, que abordou o “Processo de Transformação Digital do Piauí,” destacando como as inovações tecnológicas podem otimizar a gestão pública. Para ele, governos precisam inovar para proporcionar melhores serviços à população. “O processo de transformação digital se dá por inovação, justamente o Estado buscando uma forma diferente de servir a sua população. Com estratégia correta, para seleção das tecnologias corretas, e fazendo os redesenhos corretos naqueles processos que precisam ser redesenhados, isso faz os serviços chegarem para a população com mais agilidade, mais confiabilidade, mais disponibilidade”, disse o gestor.

Durante a noite também aconteceu a entrega do Prêmio Destaque do Controle Interno, que tem por objetivo reconhecer o trabalho dos membros dos Núcleos de Controle Interno, que têm elevada participação e importância no processo do gasto público.

A Defensora Pública Geral, Carla Yáscar Belchior, destacou a importância do momento. “O Controle Interno executado com competência é fundamental para que a administração pública possa executar suas tarefas com eficiência, resguardando por meio de orientações preventivas as áreas contábil, financeira, econômica e patrimonial e administrativa, sempre com vistas a preservar recursos e proteger os bens patrimoniais”, afirmou a gestora.