O Defensor Público Igo Castelo Branco de Sampaio, titular do Núcleo de Direitos Humanos e Tutelas Coletivas da Defensoria Pública do Estado do Piauí, participou na última segunda-feira (28), de audiência pública sobre demarcação de terras indígenas, ocorrida no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí. A audiência aconteceu a partir de uma propositura do presidente da Assembleia, Deputado Franzé Silva, e presidida pelo Deputado Evaldo Gomes.
A referida audiência, proposta a partir de uma solicitação do líder da comunidade Akroá Gamella, do município de Currais, Salvador Alves de Sousa, também tratou sobre educação e saúde dos povos indígenas no Estado.
Durante a audiência, ocorreram manifestações de outros líderes indígenas, como Anderson Tukano, que destacou que as comunidades sofrem por não contarem com representantes nos órgãos públicos que cuidam dos interesses indígenas.”Precisamos que as questões indígenas sejam tratadas por indígenas”, disse.
O gerente dos Povos Originários do Governo do Estado, Cícero Tabajara, informou que o Governo está ciente das dificuldades e que estas são uma luta de todos os representantes dos povos indígenas com cargo no Governo.
O Defensor Público Igo de Sampaio diz que o momento “foi muito importante em razão da exposição de diversas ausências e insuficiências de políticas públicas para os povos indígenas, inclusive sendo pautado uma maior participação de representantes destes povos na implementação e monitoramento destas políticas. A Defensoria Público por meio do núcleo de direitos humanos se fez presente atendendo à sua função promocional e de monitoramento de políticas públicas colocando-se à disposição para diálogo e encaminhamento destas demandas aos órgãos públicos”.