A Defensoria Pública do Estado do Piauí, participou, nesta segunda-feira (14) do “II Encontrão da Cardiopatia Congênita do Estado do Piauí – Abraçando Corações”. A ação, alusiva ao Dia Nacional da Conscientização da Cardiopatia Congênita, data celebrada no dia 12 de junho, foi promovida pelo Projeto Abraçando Corações.
O evento foi mediado pelo Ouvidor Geral Externo da Defensoria Pública do Piauí, Djan Moreira, e contou com a participação do Defensor Público Geral do Estado do Piauí, Erisvaldo Marques dos Reis, e da Subdefensora Pública Geral, Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior.
Djan Moreira defendeu a participação da Defensoria Pública em espaços que promovam discussões envolvendo a vida e a saúde. “A vida e a saúde são direitos garantidos na Constituição Federal, Estatuto da Criança e do Adolescente e no Marco Legal da Primeira Infância. Infelizmente as crianças com cardiopatia congênita que nascem no Piauí encontram um caminho longo para essa concretização e muitas delas morrem, seja na demora ou na falta de atendimento. Daí a importância da Defensoria Pública do Piauí apoiar eventos como o II Encontrão da Cardiopatia Congênita do Piauí. É sinal de esperança para as crianças e seus pais ou responsáveis. A palavra é gratidão à Tuany Costa, idealizadora do Projeto Abraçando Corações; à Jornalista Eliane Camolesi, da GloboNews, que intermediou as presenças da médica Ieda Jatene ( Hcor São Paulo), Janaína Souto e Larissa Santan, do Grupo Cardiopatia Congênita de Mãe para Mãe, às autoridades que estiveram presentes e de forma muito especial às crianças, destinatárias da Lei e de nossas ações”, declarou.
A primeira palestra, ministrada pela médica Ieda Biscegli Jatene , teve como tema “A Cardiopatia Congênita e a Mortalidade Infantil”. A segunda palestra, “Vida Prática – Fazendo valer os direitos: Minha Criança Está Crescendo”, foi ministrada pela jornalista Eliane Camolesi, que conduziu entrevista com a representante do Grupo Cardiopatia Congênita de Mãe para Mãe, Larissa Santan Mendes de Oliveira e com a advogada Janaína Souto Rocha do Nascimento, que é mãe tem filha que possui dupla via de entrada e saída de ventrículo direito (Síndrome de Isomerismo Direito), uma rara anomalia congênita caracterizada pela simetria de órgãos normalmente assimétricos. A última palestra do dia foi ministrada pela pedagoga e coordenadora do Projeto Abraçando Corações e idealizadora do evento, Tuany Costa.
O evento contou com a participação de vários representantes de movimentos voltados para a questão da cardiopatia assim como de autoridades ligadas á área da Infância e Juventude.