A Subdefensora Pública Geral do Estado do Piauí, Verônica Acioly de Vasconcelos, representando a Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE/PI), participou, na manhã desta terça-feira (5), da cerimônia de inauguração do edifício-sede da Escola Judiciária do Piauí (Ejud). A nova sede do órgão fica localizada no complexo do Palácio da Justiça, situado na avenida Padre Humberto Pietrogrande, zona sudeste de Teresina.
A Escola Judiciária do Piauí é um órgão auxiliar do Poder Judiciário do Estado do Piauí, com a finalidade de promover o treinamento, capacitação, formação, aperfeiçoamento e a especialização de magistrados e servidores. Com o objetivo de atender às crescentes demandas por ações de educação e propor espaços confortáveis e adequados para os seus alunos, a nova estrutura da Escola Judiciária do Piauí conta com mais de 1.200m², que se integram às demais edificações que compõem o complexo da justiça do Piauí.
A Subdefensora Pública Geral do Piauí, Verônica Acioly, destacou a relevância do evento. “A Defensoria Pública felicita o Poder Judiciário por compreender a relevância do investimento na estrutura responsável pela formação continuada de seus membros. Deseja, no ensejo, que a estrutura seja espaço de uma aprendizagem perpassada pela perspectiva humanista e voltada para prestação jurisdicional efetiva aos cidadãos que acessam à Justiça.”, disse.
O vice-diretor da EJUD, desembargador José James Gomes Pereira, pontuou sobre a importância da Escola Judiciária para o aprimoramento do Poder Judiciário piauiense. “É com imensa honra que participo desse momento histórico e recepciono as senhoras e senhores na sede da Escola Judiciária do Piauí Desembargador Lucrécio Dantas Avelino, a nossa Ejud. Esse ano, a Ejud completa 12 anos de fundação, e não há forma melhor de iniciar a comemoração do aniversário do que nos instalarmos em uma casa própria, construída totalmente pensada nas atividades científicas e educacionais desenvolvidas para o aprimoramento do Poder Judiciário do Piauí […]”, concluiu.
Em seu discurso, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), desembargador Hilo de Almeida também falou sobre a importância da inauguração. “Tivemos hoje um momento histórico para o nosso Tribunal de Justiça do Piauí. É com muita alegria que estamos entregando as novas instalações dessa instituição que é a Ejud do Judiciário Piauiense […] Que através de experiências como essa de hoje, a Ejud possa aproveitar ainda mais e melhor o desenvolvimento do maior patrimônio do Tribunal de Justiça do Piauí, que é o talento dos seus magistrados, servidores, terceirizados e de todos e todas que fazem o nosso Judiciário”, disse.
Também participaram da solenidade, representantes do Ministério Público do Piauí (MP/PI), Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Piauí (OAB/PI), Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI), Governo do Estado do Piauí, entre outros órgãos e instituições.