Notícias

Defensoria Pública participou do lançamento do OPA 2024-2025 em Picos

Tamanho da letra A+ A-
Publicado em 28, fevereiro de 2024 às 13:14

WhatsApp Image 2024-02-28 at 12.54.46 (1)

A Defensoria Pública do Estado do Piauí esteve presente à solenidade de lançamento do Orçamento Participativo (OPA) 2024-2025 em Picos, ocorrida na última segunda-feira, dia 26., no CETI Miguel Lidiano. A Instituição foi representada pela Defensora Pública Gilmara Guimarães Bezerra Pessoa, Gerente da Defensoria Regional de Picos.

O OPA é um instrumento de inserção da população no orçamento público anual. Em 2023, contemplou Teresina e Parnaíba e este ano será expandido para Floriano, Picos e Piripiri, municípios com mais de 50 mil habitantes, que terão, cada um deles, R$ 5 milhões para implementar as propostas eleitas pelo voto popular.

WhatsApp Image 2024-02-28 at 12.54.47Por meio do OPA, a comunidade é capaz de eleger suas prioridades para o bairro, participando diretamente na escolha das obras a serem executadas no local. É um importante recurso para a participação popular no direcionamento das necessidades de cada região que proporciona uma gestão integrada e eficaz do poder público como o povo.

Na oportunidade, o secretário de Estado do Planejamento, Washington Bonfim, elogiou a participação popular no evento. “Mobilização muito boa com ex-prefeitos, vereadores, lideranças comunitárias da zona urbana e da zona rural juntas nessa grande iniciativa do governo Rafael Fonteles que é o Orçamento Popular Digital do nosso estado”, finalizou.

A Defensora Pública Gilmara Guimarães diz que “O dinheiro público, por meio dos líderes comunitários que elaboraram os projetos, chegará até a pessoa mais vulnerável, invisível ao sistema. Por isso o OPA é um importante instrumento de democracia direta onde o cidadão poderá escolher, pelo voto, o projeto que atenderá a necessidade mais urgente para ele e para a sua comunidade, e na certeza de que será executado pelo poder público, pois a verba já estará garantida no orçamento”.