Os pais que compareceram nesta segunda-feira (12), a Diretoria de Primeiro Atendimento da Defensoria Pública do Estado do Piauí foram recebidos com um café da manhã em homenagem ao Transcurso do Dia dos Pais, ocorrido no último domingo (11). A recepção foi feita pelo Defensor Público Geral, Dr. Erisvaldo Marques dos Reis; pela Subdefensora Pública Geral, Dra. Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior; pela Diretora Cível, Dra. Sheila de Andrade Ferreira e pela Diretora de Primeiro Atendimento, Dra. Patrícia Ferreira Monte Feitosa.
Ao se dirigir aos presentes, Dra. Patrícia Monte esclareceu o objetivo da homenagem. “Estamos sempre buscando utilizar esse espaço, enquanto vocês aguardam o atendimento, para proporcionar um pouco de educação em direitos. Essa homenagem aos pais é também um reconhecimento ao amplo trabalho que a Defensoria vem realizando em relação ao reconhecimento de paternidade. Trabalhamos para sempre permitir maior acesso aos serviços da Instituição”, disse.
Dra. Sheila de Andrade destacou a questão do vínculo entre pais e filhos. “O Dia dos Pais é uma data muito importante, porque simboliza o vínculo não apenas biológico, mas também afetivo, o qual é igualmente valoroso. Então, essa é uma comemoração pela data de ontem, mas também porque possibilita compreender o papel do pai. Traz esse simbolismo. Importante destacar ainda as mães, que muitas vezes, por várias circunstâncias, exercem também o papel de pai, as chamadas “pães”. Esperamos que vocês se sintam acolhidos e à vontade de comemorar conosco, além de receber que vieram procurar”, destacou.
A Subdefensora Pública Geral se dirigiu aos presentes destacando a necessidade da retomada das relações familiares. “É uma felicidade estar aqui para celebrar com vocês essa data transcorrida ontem. Muito bom poder promover a figura paterna, a sua importância, buscar resgatar os laços com os filhos. Na Defensoria procuramos promover conciliações, solucionar questões ligadas a pensão alimentícia e ao reconhecimento da paternidade. Sempre é tempo de resgatar e levar os pais a exercerem o seu papel. Feliz Dia dos Pais a todos”, ressaltou Dra. Carla Yáscar Belchior.
Dr. Erisvaldo Marques enfatizou a ação da Defensoria na busca para que cada vez mais pais reconheçam seus filhos. “Esse café foi preparado com muito carinho, pois nossa intenção é aproximar cada vez mais a Defensoria das pessoas, proporcionando mais ações, indo aos bairros, promovendo atendimento cada vez mais humanizado. Recentemente participamos com o Tribunal de Justiça do Projeto Eu Tenho Pai, no qual a Defensoria, em parceria com Lacen – Laboratório Central do Estado, possibilitou que fosse feito o chamado para a coleta de material genético para exames de DNA relativos a trezentos processos, buscando o reconhecimento da paternidade. Esse trabalho é de grande valia, já que no Brasil as estatísticas indicam que 5,5 milhões de pessoas não têm o nome do pai no registro. A Defensoria Pública brasileira tem se empenhado em mudar essa realidade não só no Piauí, mas no Brasil todo. A Defensoria é de vocês, é do povo e estamos abertos a todas as demandas.”, disse o Defensor Público Geral.
A homenagem da Defensoria foi bem recebida pelos assistidos que estavam na Defensoria nesta segunda-feira. “É muito importante saber que os órgãos públicos funcionam. Nesse caso dos pais é importante porque muitos não conhecem bem a lei e acham que é só colocar filho no mundo e acabou. Quanto a Defensoria, eu já residi em Brasília, uma capital bem adiantada, aqui o espaço é menor mas o atendimento é perfeito igual a lá”, disse o comerciário aposentado Antônio Geraldo de Sousa.
Para Whanderson Gladyson de Sousa Melo, o reconhecimento da Defensoria é fundamental. “Chegar na Defensoria e ter esse atendimento, essa importância é muito bom. Especialmente diante do fato de saber que para a criança ter o pai ao lado, presente diariamente, brincando, conversando, educando, orientando, principalmente no mundo que a gente vive hoje, de tanta maldade, com muitos querendo levar para o lado errado, ter um pai é muito importante e a Defensoria está proporcionando isso”, afirmou.
“Achei legal a pessoa chegar aqui e ser bem recebida. É bom demais. Achei ótimo!”, resumiu o pedreiro Marciel Lopes dos Santos.